Dom Gilson na Itália: peregrinação, fraternidade e encontro.

Os bispos do Regional Leste 1 da CNBB estiveram entre os dias 03 e 08 de outubro em Roma, na Itália, para a Visita Ad Limina Apostolorum. Você pode acompanhar todas as atividades desse encontro junto à Santa Sé por meio das notícias em nosso site e também na Rede Vida de Televisão (Veja cobertura completa aqui).

Dom Gilson Andrade, bispo da Diocese de Nova Iguaçu e Vice-presidente do Regional Leste 1, viajou no último dia 30 de setembro para a Itália para, além de cumprir essa missão oficial, peregrinar fraternalmente ao encontro de alguns importantes amigos que lá estão. Dessa forma, vamos recordar um pouco dos compromissos e andanças do nosso pastor, que retorna ao Brasil nesta sexta-feira, 14 de outubro, chegando na madrugada de sábado. E já cumprindo uma série de compromissos pastorais ao longo deste final de semana.

Encontro com o sucessor de Pedro

No encontro com o Papa, Dom Gilson Andrade, presenteou Francisco com um quadro e a história de Irmã Filomena. O bispo de Nova Iguaçu falou sobre o presente dado: “No encontro com o Santo Padre ofereci uma recordação da memória de Ir. Filomena, mártir da Baixada, como sinal da presença da Igreja que evangeliza anunciando a Palavra com o testemunho da caridade.” Em seguida ao encontro que ocorreu após a celebração junto ao túmulo de São Pedro, que fica localizado sob o baldaquino da Basílica Vaticana. Nosso bispo diocesano se posicionou sobre o compromisso de forma geral: “O Papa Francisco nos recebeu e juntos conversamos por duas horas. O Santo Padre respondeu a todos e falou com muita liberdade”. Além disso foi enfático ao responder se o Sumo Pontífice estava bem: “Muito bem! ”

Missas junto às Cátedras de Francisco e Pedro

Os bispos do Estado do Rio de Janeiro no segundo dia Visita Ad Limina Apostolorum, estiveram na Basílica de São João do Latrão, a Catedral do Papa e Mãe de todas as igrejas do Ocidente. Lá celebraram a santa missa presidida por Dom Gilson no dia da memória de São Francisco de Assis, Solenidade em toda a Itália, pois é o santo patrono da pátria italiana. “Quando o Papa Inocêncio III sonhou com o pobrezinho de Assis que segurava uma igreja para que ela não caísse, era justamente está igreja que aqui estamos, a Basílica do Latrão”, disse o bispo.

Confira abaixo a mensagem de Dom Gilson, diretamente da Basílica de São João do Latrão para os fiéis da Diocese de Nova Iguaçu:

No dia seguinte Dom Gilson, na companhia de Dom Gregório Paixão, bispo de Petrópolis, celebrou a eucaristia no altar da Cátedra de Pedro na Basílica Vaticana. Após a celebração visitou as escavações da Basílica e rezou pela Diocese de Nova Iguaçu junto ao Túmulo do Príncipe dos Apóstolos e rezou também por nossos seminaristas junto ao túmulo de São Paulo VI, padroeiro do nosso Seminário Diocesano.

O peregrino da amizade

Com Monsenhor Giorgio Fachin, em Padova.

Após o compromisso no Vaticano, Dom Gilson foi à comuna de Vo’, na região do Veneto, Diocese de Padova, visitar Monsenhor Giorgio Fachin, que foi seu reitor na época de Seminário.

O bispo de Nova Iguaçu continuou seu caminho pela Itália indo em seguida à Diocese de Fossano, onde, na companhia do Padre Renato Chiera, foi recebido pelo bispo Dom Piero Delbosco. Lá, encontrou o querido Padre Costanzo Bruno, pároco de São Simão, no Lote XV, que está tratando uma enfermidade em sua terra natal e atualmente reside na Casa do Clero.

Celebrando a Mãe Aparecida

Ontem (12), celebrou a Solenidade de Nossa Senhora da Conceição Aparecida no Pontifício Colégio Pio Brasileiro a convite do reitor, padre José Otácio. A celebração foi aberta e contou com muitos brasileiros que moram em Roma e personalidades ilustres como o Embaixador do Brasil junto à Santa Sé, o Exmo. Sr. Henrique da Silveira Sardinha Pinto e a Embaixatriz Cláudia. Concelebraram com ele o bispo de Apucarana (PR), Dom Carlos José de Oliveira e o bispo auxiliar do Rio de Janeiro, Dom Paulo Alves Romão.

Em sua homilia, Dom Gilson expressou sua alegria por celebrar aquela santa missa tão especial – “Expresso a minha alegria por poder celebrar com brasileiros em Roma, em comunhão com aquelas pessoas que amamos em nosso país”. O bispo exortou os presentes sobre a atitude de Nossa Senhora perante as necessidades das pessoas – “a presença de Maria no meio dos discípulos não é protocolar, mas uma presença ativa que, resumidamente, salva a festa de casamento. Diante da necessidade que se apresenta, a Mãe de Jesus reage, não fica indiferente. E essa reação é sempre motivo de aprendizado para nós. Celebramos hoje essa presença sua, mas também somos provocados, por Ela, a sermos presença de esperança nas dores e nas alegrias dos pequenos, dos pobres, dos pecadores, dos trabalhares (as), dos que se dedicam à construção de uma sociedade nova, onde todos, de fato, vivam como irmãos e irmãs”, disse.

Confira na íntegra a homilia de Dom Gilson Andrade