Irmã Vanessa do Imaculado Coração de Maria professará votos temporários na Ordem das Clarissas

0
1200

No dia 02 de fevereiro, Festa da Apresentação de Nosso Senhor, durante celebração eucarística celebrada por Dom Gilson Andrade, bispo de Nova Iguaçu, a Irmã Vanessa do Imaculado Coração de Maria, OSC (Vanessa Lima) realizará sua Profissão Religiosa dos Votos Temporários de pobreza, castidade, obediência e clausura na Ordem de Santa Clara.

A cerimônia ocorrerá na Capela Mor do Mosteiro de Santa Clara, no Bairro Botafogo, em Nova Iguaçu, a partir das 19 horas.

Juniorato

Nesta etapa de formação com a profissão de votos temporários, a irmã Vanessa entrará no tempo de Juniorato, inserindo-se plenamente na vida da comunidade. O objetivo é verificar a capacidade da irmã em encontrar o equilíbrio entre as várias dimensões monástica contemplativa, conseguindo um síntese pessoal do carisma, incorporando a situações da vida cotidiana.

Votos religiosos

  • Pobreza: A pobreza evangélica significa a maturidade em adequar os bens materiais em prol da missão evangelizadora, de modo que a consagrada se qualifica na solidariedade para com o próximo.
  • Obediência: A obediência visa a maturidade plena da religiosa, tornando-a dócil à inspiração do Espírito e capaz de renunciar às suas vontades personalíssimas.
  • Castidade: A castidade, entendida por alguns como a simples renúncia ao matrimônio, significa o compromisso de viver unicamente para Cristo, abrindo mão de construir uma família humana sobre esta terra e ser sinal do céu no mundo.
  • Clausura: A vida em clausura ou a vida monástica representa um modo de ser religioso. Os mosteiros representam uma das primeiras formas de vida religiosa. Neles, as irmãs experimentam o que chamamos de uma vida enclausurada, ou seja, uma vida mais fechada no interior do mosteiro.