Após o Ciclo do Natal, Igreja dá início à liturgia do Tempo Comum

Terminadas as solenidades e festas do Ciclo do Natal, a Igreja deu início a primeira parte do Tempo Comum nesta terça-feira (10), um dia após a data em que rememoramos o Batismo do Senhor,  correspondente à grande parte das celebrações dos meses a seguir. Em 2023 é celebrado o ano litúrgico A, dedicado à reflexão do Evangelho de São Mateus.

A Liturgia da Igreja Católica inicia com o Tempo do Advento, marcada com a abertura do Ano Litúrgico. No ciclo litúrgico em que estamos a Igreja é celebra o Ano A, iniciado no primeiro domingo do Advento em 2022. A primeira parte é sempre dedicada à preparação para o Tempo do Natal, seguido da celebração do nascimento de Jesus até a Festa do Batismo do Senhor.

Divisão do Tempo Comum

O Tempo Comum é dividido em duas partes e envolve 33 ou 34 domingos, nessa primeira etapa, vai até a Quarta-feira de Cinzas, quando a Igreja inicia a Quaresma, na preparação para a Páscoa. A segunda parte começa na segunda-feira após o Domingo de Pentecostes, encerrando no sábado que antecede ao 1° Domingo do Advento, quando um novo ano litúrgico se inicia.

Fazendo referência à caminhada da Igreja no seguimento a Jesus Cristo, o Tempo comum alimenta essa caminhada a partir dos sacramentos. A sua cor litúrgica é verde e, neste período, promove-se uma espiritualidade de escuta da Palavra de Deus.

Para o arcebispo de São Sebastião do Rio de Janeiro, cardeal Orani João Tempesta, o Tempo Comum é um convite a irmos ao mundo, anunciando a Palavra de Deus a todo o mundo:

“Com o início do tempo comum somos convidados a sair em Missão e anunciar a boa nova do Evangelho, somos convidados a sermos mensageiros da esperança e da alegria e a construir aqui na terra o Reino de Deus, esse reino que é paz, amor, perdão e misericórdia. Somos chamados a edificá-lo aqui na terra e a vive-lo de maneira plena no céu”