Freis Daniel e Lucas professam votos perpétuos no Instituto dos Frades de Emaús

0
688

Na manhã deste sábado, 04 de fevereiro, a igreja matriz da Paróquia São Sebastião em Austin presenciou a celebração da profissão dos votos perpétuos de pobreza, obediência e castidade dos Freis Daniel do Sagrado Coração e Lucas Soares de Paiva Silva, membros do Instituto dos Frades de Emaús. O momento foi presidido por Dom Gilson Andrade, que destacou a importância desse passo na vida religiosa dos freis.

Os consagrados prestaram seus votos diante dos pais fundadores do instituto, os Freis Luiz Carlos Rodrigues e José Anchieta Varela. Este ato simboliza o compromisso dos freis com sua vida religiosa e com a missão da sua família religiosa. Como parte da celebração, eles receberam o anel, símbolo de seu voto perpétuo.

Em sua homilia, Dom Gilson destacou a grandeza da resposta ao chamado de Deus na vida dos Freis Daniel e Lucas, enfatizando ainda a importância da oração na vida do vocacionado.

“Nós, como Igreja, perguntamos a eles o que pretendiam e eles disseram que desejavam reforçar os laços do Batismo, a graça mais importante que um dia eles receberam e que compartilhamos entre nós. Esses novos laços serão reforçados pelos votos. O voto de pobreza, castidade e obediência. E através deles, os freis querem dizer um “sim” radical, incondicional, total… pra sempre! No seguimento de Jesus. Pra viver conforme a regra do Evangelho. De tal forma que suas vidas sejam espelhos do Evangelho de Cristo para todos nós. Nos tempos em que nós vivemos, meus irmãos e irmãs, talvez seja oportuno perguntar sobre como é que uma pessoa pode estar preparada para dar um “sim” a Deus pra toda a vida? Essa é uma pergunta que, no coração de muita gente nessa hora insiste em ressoar. E esse “sim” não se improvisa, por que não é brincadeira, mas é fruto de uma história. Uma história marcada por um diálogo misterioso”, disse o bispo.

Dom Gilson aproveitou ainda para fazer um alerta aos professos solenes: “A oração é a alma da vocação. Sem a oração nós passamos a viver “mais ou menos”. E começa a fazer também a fazer trapaça na vocação. Por isso é tão importante permanecer nesse diálogo com o Senhor.”

A celebração da profissão de votos perpétuos dos Freis Lucas e Daniel foi um momento de grande importância e significado para a comunidade da Paróquia São Sebastião em Austin, e um marco na vida religiosa dos freis. Bem como para a Diocese de Nova Iguaçu que celebra com toda a Igreja no Brasil o 3º Ano Vocacional, cujo tema “Corações ardentes, pés a caminho” (cf. Lc 24,32s) foi escolhido pelos religiosos como lema para esta celebração.

Veja a seguir imagens da celebração:

Imagens: Adielson Agrelos / DNI Ascom