Domingo de Ramos marca a abertura da Semana Santa na Diocese

O tempo litúrgico da Quaresma nos convoca a voltar para o Senhor de todo o coração, as suas cinco semanas de preparação para a Páscoa, é um período em que vivemos mais intensamente a oração, a penitência e a caridade. Nesse próximo domingo, 02 de abril, temos a celebração do Domingo de Ramos, assim entramos na Semana Santa, onde celebramos os Mistérios da Paixão, Morte e gloriosa Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo.

A seguir vamos conhecer os ritos celebrados durante a Semana Santa e a agenda do nosso bispo diocesano, Dom Gilson Andrade, contendo os locais e horários nos quais o reverendíssimo estará participando e presidindo cada uma das celebrações de desta semana tão importante para a nossa Igreja.

Domingo de Ramos e da Paixão do Senhor

Tradicionalmente no Domingo de Ramos as comunidades levam ramos de palmeiras e oliveiras para as celebrações, lembrando a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém. Os ramos simbolizam o reconhecimento de Jesus como filho de Deus e nos lembram que também somos filhos de Deus e parte da Igreja, além de reforçar o compromisso de seguir a Cristo.

• Domingo, 02 de abril, às 08h
    Igreja Matriz de São Francisco de Assis (Queimados)

Missa da Unidade e Bênção dos Santos Óleos

Na Quinta-feira Santa, o clero diocesano é reunido junto ao Bispo para a benção dos óleos dos Catecúmenos e dos enfermos e a Consagração do Óleo do Crisma. Além disso, nesta celebração, os sacerdotes renovam suas promessas feitas no dia de sua ordenação presbiteral. A missa também é um sinal da unidade do Bispo com toda a Igreja particular sob seu pastoreio.

• Quinta-feira Santa, 06 de abril, às 09h
    Catedral de Santo Antônio de Jacutinga

Missa da Ceia do Senhor

O entardecer Quinta-Feira Santa marca o início do Tríduo Pascal, momento de relevância no tempo Pascal, onde os cristãos são convidados a participar da vitória de Cristo sob o pecado e morte, por meio da vivência da Paixão, Morte e Ressurreição do Filho de Deus.

Na missa da Quinta-Feira Santa é recordada a instituição da Santa Eucaristia, quando Jesus se faz alimento com o seu corpo e seu sangue. Jesus realiza a última ceia com os seus discípulos, ato que recordamos em toda Missa, nos deixou a memória de Seu Corpo e Sangue e segue presente por meio do seu espírito. Antes da ceia com os seus discípulos, Cristo realizou o rito de Lava Pés, se abaixou em um gesto se colocando a serviço do outro, ensinando a todos nós devemos fazer a mesma coisa.

• Quinta-feira Santa, 06 de abril, às 19h
    Igreja Matriz de São Sebastião (Olinda)

Celebração da Paixão do Senhor

Celebramos na Sexta-Feira Santa, o segundo dia do Tríduo Pascal, iniciado na Quinta-Feira Santa à noite, culminando com a celebração da Missa após a Vigília Pascal. Na Sexta-Feira Santa somos levados a recordar todo o calvário que levou morte de Jesus na Cruz. A Sexta-Feira Santa é o único dia em que a Igreja não celebra missa, mas celebra-se, sobriamente, uma ação litúrgica fazendo memória da entrega de Jesus por nós quando recebemos a comunhão nas espécies consagradas no dia anterior.

• Sexta-feira Santa, 07 de abril, às 15h
    Igreja Matriz de São Sebastião (Austin)

Vigília Pascal na Noite Santa

O Sábado Santo é chamado de Vigília Pascal, na Igreja, antes das grandes solenidades, há uma celebração de véspera ou vigília. A Vigília Pascal antecede o dia da Páscoa, o Domingo da Ressurreição de Jesus. A Vigília Pascal fecha o Tríduo Pascal, onde vivemos com profundidade os passos de Jesus rumo ao Calvário, ao Sepulcro e à Ressurreição.

• Sábado Santo, 08 de abril, às 19h
    Igreja Matriz de Menino Jesus de Praga (Cacuia)

Domingo de Páscoa na Ressurreição do Senhor

A liturgia deste domingo celebra a ressurreição e garante-nos que a vida em plenitude resulta de uma existência feita dom e serviço em favor dos irmãos. A ressurreição de Cristo é o exemplo concreto que confirma tudo isto.

• Domingo, 09 de abril, às 7h30
    Paróquia Cristo Ressuscitado (BNH)
  • Domingo, 09 de abril, às 10h
                                                               Catedral de Santo Antônio de Jacutinga

Confira os cards de divulgação da Semana Santa 2023 na Diocese de Nova Iguaçu e divulga na sua paróquia.