Irmãs Clarissas festejam Santa Clara no Mosteiro em Nova Iguaçu

Celebrando desde a última quarta-feira, 02 de agosto, a novena em honra à padroeira, Santa Clara, as irmãs do Mosteiro, situado no Bairro Botafogo em Nova Iguaçu, estão se preparando para a festividade que ocorrerá no próximo dia 11 de agosto, a data principal. O período de celebração ocorre de 2 a 11 de agosto, culminando no dia de Santa Clara, e incluirá uma programação repleta de celebrações religiosas e momentos de devoção.

A novena teve início no dia em que a Igreja celebra o dia de Santa Maria dos Anjos, uma importante devoção do calendário franciscano que também é o dia do chamado “Perdão de Assis”. Ao longo dos dias, até o próximo dia 10 de agosto, fiéis e devotos poderão comparecer à capela do mosteiro para participar das orações e prestar suas homenagens a Santa Clara de Assis, participando da Santa Missa sempre às 18h.

As festividades culminarão no dia 11 de agosto, quando estão programadas duas celebrações especiais. Às 10h, ocorrerá a Solene Celebração Eucarística em honra de Santa Clara de Assis. Às 18h, será realizada a Santa Missa com o Trânsito de Santa Clara, momento em que os fiéis relembrarão a passagem da padroeira para a eternidade e celebrarão sua vida dedicada à fé e ao amor ao próximo.

A novena de Santa Clara é uma importante tradição religiosa para o Mosteiro de Santa Clara, reunindo a comunidade em torno da fé e da devoção à padroeira, enchendo de emoção e espiritualidade durante esses dias, fortalecendo os laços do povo com sua crença e proporcionando momentos de paz e reflexão.

Santa Clara: um exemplo de fé, caridade e respeito

Santa Clara de Assis, foi uma religiosa italiana nascida em Assis, em 1194. Tendo sido a fundadora da Ordem das Clarissas, uma ordem religiosa feminina que segue a Regra de São Francisco de Assis.

Santa Clara foi influenciada pela espiritualidade de São Francisco de Assis, e seu encontro com ele teve um profundo impacto em sua vida. Em 1212, aos 18 anos, ela fugiu de casa e se refugiou no convento da Porciúncula, onde Francisco a recebeu e cortou seus cabelos, simbolizando sua consagração à vida religiosa.

Junto a algumas outras mulheres que se uniram a ela, Santa Clara fundou o primeiro convento da Ordem das Clarissas, chamado de Mosteiro de São Damião. A ordem tinha como princípios a vida de oração, a simplicidade, o trabalho manual e a pobreza evangélica.

Seu estilo de vida inspirou muitas mulheres a seguir o mesmo caminho, e a Ordem das Clarissas se espalhou rapidamente por toda a Europa e outros continentes.

Após sua morte em 1253, Santa Clara foi canonizada em 1255 pelo Papa Alexandre IV. Sua festa é celebrada em 11 de agosto. A Ordem das Clarissas continua ativa até hoje, mantendo viva a espiritualidade e os ensinamentos deixados por Santa Clara, além de contribuir para a vida religiosa e ações de caridade em diversas partes do mundo.