Na última terça-feira, 08 de agosto, dia em Memória a São Domingos, foi celebrada Santa Missa no Seminário Diocesano São Paulo VI, na qual o Ministério de Acólito foi oficialmente concedido aos Seminaristas Richard Borges e Gilberto Freire, bem como ao Frei Lucas Soares, pertencente ao Instituto dos Frades de Emaús. Também durante a celebração eucarística, ocorreu a Admissão às Ordens Sacras do Frei Daniel do Sagrado Coração, também pertencente ao Instituto dos Frades de Emaús.
A Santa Missa foi presidida pelo bispo de Nova Iguaçu, Dom Gilson Andrade. Em sua mensagem durante a homilia, o bispo destacou a importância do Acolitato como um elemento significativo dentro do contexto vocacional atual, mencionando ainda que o Ministério de Acólito estabelece uma conexão direta com o altar, mas enfatizou a necessidade de abordar essa responsabilidade com seriedade. Além disso, ressaltou o papel central da Eucaristia na vida dos sacerdotes, sublinhando que ela é a essência da sua existência religiosa.
Nesta celebração foi realizado também o rito de Admissão às Ordens Sacras do Frei Daniel. Esse ato simboliza o reconhecimento formal por parte da Igreja de sua condição como candidato, implicando a necessidade contínua de manter sua dedicação à vocação religiosa e reforçar os cuidados correspondentes.
A cerimônia contou com a presença dos reitor e vice-reitor do Seminário, os Padres Luís André e Rodrigo Albuquerque, bem como do Frei Luiz Carlos e Frei Anchieta, fundadores do Instituto dos Frades de Emaús. Também participaram os padres de pastoral dos seminaristas e diversos seminaristas das Dioceses de Duque de Caxias e Barra do Piraí – Volta Redonda. Além disso, estiveram presentes freis e vocacionados emautanos, bem como amigos e familiares dos seminaristas e dos freis.
Informações: Seminário Diocesano São Paulo VI
Confira abaixo mais imagens da celebração:
Imagens: Seminarista Cláudio Alves