Missa de Cristo Rei no Parque do Gericinó dá início a uma nova etapa na vida pastoral de nossa Diocese

No último domingo (26), a Diocese de Nova Iguaçu se reuniu no Parque Natural Municipal do Gericinó Farid Abraão, na cidade de Nilópolis, para a celebração da Missa Diocesana de Cristo Rei. O momento contou com milhares de fiéis vindos dos sete municípios que compõem a diocese e foi marcado por anúncios significativos e pela primeira vez com a utilização da 3° edição típica do Missal Romano em uma celebração eucarística diocesana.

A solenidade celebrada no último domingo do ano litúrgico da Igreja coloca em evidência a realeza do Rei Jesus. Criada em 1925, pelo Papa Pio XI, a festa contempla a existência do universo, tão necessária para que surgisse o grande presente de Deus, oferecido para toda a criação, que é Jesus. Dom Gilson Andrade, bispo de Nova Iguaçu, que presidiu a celebração eucarística deste domingo, durante sua homilia exaltou a majestade de Jesus:

“É curioso ver em algumas passagens do Evangelho que este é um título que Jesus não aceita quando os homens querem tomar posse dele para lhe dar um trono, dando ao seu reinado um cunho político. No entanto, no contexto da sua Paixão ele, diante de Pilatos, reivindica para si este título e afirma: “Eu sou Rei”. Mas adverte que o seu Reino não é deste mundo. Jesus é Rei porque faz da sua vida um dom. E acolher este Reino nos faz entrar no mundo de Deus, dos seus sonhos e dos seus projetos de paz para a humanidade. Deus reina na história através da sua Providência que é capaz de governar todas as coisas. ”

Entre os muitos anúncios feitos durante a tarde, destacam-se a nova estrutura administrativa da diocese, o envio dos vigários episcopais e forâneos e houve a transmissão da coordenação pastoral, com o padre Márcio João Rodrigues assumindo o cargo em substituição ao padre Ricardo Barbosa.

Sobre a nova estrutura, Dom Gilson, comentou a mudança e o pensamento de fortalecer as estruturas pastorais:

“Dadas as dimensões territoriais e populacionais de nossa Diocese, já há algum tempo, temos refletido sobre a oportunidade de descentralizar nossas estruturas pastorais para fortalecer o cuidado dos pastores e das ovelhas, criando os vicariatos episcopais cuja finalidade, além da descentralização, é ser um apoio mais local ao bispo diocesano no governo da Diocese. O Vicariato é uma estrutura diocesana que se coloca a serviço dos clérigos e dos leigos para o maior crescimento e dinamismo da ação pastoral diocesana.”

A celebração de Cristo Rei também marca o Dia Nacional do Laicato, e em reconhecimento à participação e à relevância dos leigos, foram realizados os envios dos ministros sacramentais diocesanos, Batismo, Sagrada Comunhão, Palavra, Esperança, totalizando mais de duas mil provisões distribuídas. Aos leigos que assumiram ou reafirmaram essa missão, Dom Gilson deixou seu agradecimento pelo sim ao desafio:

“Hoje, nossa Igreja diocesana tem a alegria de enviar os novos ministros extraordinários. E aqui, uma palavra de agradecimento aos que acolheram o convite da Igreja, como também para os que deixaram à sua função para dar espaço a que outros pudessem assumir este serviço de colaboração com os presbíteros e os diáconos, na missão desafiadora que Deus nos reserva neste imenso campo missionário da nossa amada Baixada Fluminense, o serviço que vocês prestam ao Reino de Deus é indispensável, pois é preciso chegar a todos e garantir que os irmãos e irmãs, especialmente os impossibilitados de vir, encontrem o Senhor onde estão.”

Mesmo após termos passado nos últimos dias por uma forte onda de calor e sob uma ameaça de chuva forte para o domingo, optou-se por manter a celebração no local escolhido para a realização da missa, o Parque do Gericinó – “Deus armou para nós uma tenda!” – disse, Dom Gilson, se referindo ao clima agradável e sem chuva que se manteve durante toda a celebração. É válido destacar todo o empenho e apoio da prefeitura de Nilópolis, que ofereceu estrutura e espaço para o evento. Além disso, autoridades locais, incluindo o prefeito de Nilópolis, Abraão David, e o deputado federal Ricardo Abraão, marcaram presença na celebração.

A missa que contou com a presença expressiva do clero diocesano, além participação massiva do povo diocesano, destacando assim a importância dos acontecimentos, a relevância e o significado da solenidade para a Diocese de Nova Iguaçu, evidenciando a união e a fé da nossa Igreja Particular em Cristo Rei, serviu também para marca o encerramento do 3º Ano Vocacional do Brasil. Momento que acontece antes do início da celebração e foi conduzido pelo Padre Rodrigo Albuquerque e os membros do Serviço de Animação Vocacional.

Confira mais imagens da Missa Diocesana de Cristo Rei:

Imagens: Adielson Agrelos / DNI Ascom e Letícia Goulart / Pascom São Pedro e São Paulo (Paracambi)