Celebrando o Dia de Reis: Um convite à caridade

O Dia de Reis, celebrado em 6 de janeiro, é uma data de grande significado para a Igreja Católica, marcando a visita dos Três Reis Magos: Melchior, Gaspar e Baltazar, ao recém-nascido Menino Jesus. Essa jornada dos magos do oriente é uma passagem importante no Evangelho, simbolizando a revelação de Cristo ao mundo não só como Salvador, mas também como o Messias esperado. A manifestação de Deus ao seu Povo, Epifania!

Guiados por uma estrela, os Reis Magos viajaram de terras distantes para oferecer presentes ao Menino Jesus: ouro, incenso e mirra. Esses dons têm um significado simbólico: o ouro representa a realeza de Jesus, o incenso sua divindade e a mirra sua natureza humana e a morte que Ele enfrentaria.

A celebração do Dia de Reis é um momento de contemplação e adoração, reconhecendo a manifestação de Deus na forma humilde de um bebê. As liturgias desse dia ressaltam a importância desse momento como parte essencial da revelação de Jesus ao mundo e convidam os fiéis a refletirem sobre o significado espiritual dessa visita dos Magos.

É também um momento de relembrar a universalidade da mensagem de Cristo, pois os Reis Magos eram representantes de diferentes culturas e regiões, destacando que Jesus veio para todos os povos e nações.

Convite à caridade

A tradição do Dia de Reis é mantida e ao redor do mundo, com celebrações litúrgicas, procissões e representações teatrais do encontro dos Reis Magos com o Menino Jesus, no Brasil podemos exemplificar a Folia de Reis. Além disso, é uma oportunidade para expressar solidariedade e caridade, lembrando-se do espírito de doação presente na oferta dos presentes pelos Magos.

Hoje, somos convidados a manifestar nossa solidariedade e generosidade com aqueles que mais sofrem e necessitam do nosso auxílio. Na Diocese de Nova Iguaçu, duas campanhas podem ser abraçadas por todos como gesto concreto, um presente ao Menino Jesus, tal como fizeram os Magos do Oriente: a campanha do Leite em Pó e a campanha de doação de proteínas para a Casa da Solidariedade.

O Dia de Reis na tradição católica não apenas nos conecta com a história do nascimento de Jesus, mas também nos convida a renovar nossa fé, a partilhar generosamente e a reconhecer a presença de Cristo em nossas vidas, iluminando nosso caminho com sua luz e amor.