Paróquias celebram São Sebastião

O mês de janeiro é marcado por uma grande devoção e alegria nas cinco paróquias da Diocese de Nova Iguaçu que têm São Sebastião como padroeiro. São celebrações, festas, momentos de fé e comunhão, em honra ao mártir São Sebastião.

Durante todo o mês de janeiro, as paróquias dedicadas a São Sebastião oferecerão uma programação variada de momentos religiosos e festivos, convidando a todos a participar desses momentos de fé, oração e devoção.

Dom Gilson Andrade, bispo de Nova Iguaçu, conduzirá uma série de celebrações no dia 20 de janeiro, dia de São Sebastião. Às 7h da manhã, na paróquia em Areia Branca, Belford Roxo presidirá a missa solene em homenagem a São Sebastião. Em seguida, às 10:30h, Dom Gilson Andrade, irá se dirigir à paróquia de Olinda, em Nilópolis. Para fechar dia especial, às 18h, na paróquia de Lages, Paracambi, Dom Gilson Andrade presidirá a missa solene, além de participar da procissão pelas ruas, demonstrando a devoção e a gratidão dos fiéis pela proteção e intercessão do santo padroeiro.

A Diocese de Nova Iguaçu convida a todos, fiéis e devotos, a unirem-se nas celebrações festivas em honra a São Sebastião, renovando os votos de fé e gratidão por sua intercessão e proteção.

Sebastião, soldado romano cristão

São Sebastião é reconhecido por sua coragem, devoção e martírio. Sua vida é envolta em histórias de fé e sacrifício, inspirando gerações ao longo dos séculos.

Nascido em meados do século III, provavelmente na França, Sebastião ingressou no exército romano, destacando-se não apenas por sua habilidade militar, mas também por sua devoção cristã. Em uma época em que o cristianismo era perseguido pelo Império Romano, ele se dedicava à sua fé e também na ajuda aos cristãos presos e perseguidos.

Sebastião enfrentou seu martírio quando o imperador Diocleciano descobriu sua fé cristã e ordenou sua execução. Ele foi condenado à morte por flechadas, sobrevivendo milagrosamente. Posteriormente, foi martirizado até a morte por ordem do imperador.

Sua devoção cresceu após relatos de curas milagrosas atribuídas à sua intercessão. Ele é amplamente venerado como um santo mártir, padroeiro daqueles que sofrem com doenças contagiosas, soldados e atletas.

Confira abaixo a programação completa dos festejos nas cinco paróquias de São Sebastião: