Em encontro em Brasília (DF), Dom Rino Fisichella compartilha anseios para o Jubileu de 2025

Nos dias 29 e 30 de janeiro, a Casa Dom Luciano recebeu um encontro nacional que congregou fiéis católicos das dioceses dos 19 regionais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Destacando-se entre os participantes, esteve presente Dom Rino Fisichella, Pró-Prefeito do Dicastério para a Evangelização no Vaticano e uma figura-chave na organização do Jubileu de 2025.

Na qualidade de convidado especial, Dom Rino compartilhou reflexões sobre o significado do Jubileu e discorreu sobre alguns dos anseios do Papa Francisco para o próximo Ano Santo, que terá como tema “Peregrinos de Esperança”.

Representando o Regional Leste 1 no evento estiveram o bispo de Duque de Caxias, Dom Tarcisio Nascentes, e os padres Jovane e Alex (Petrópolis); Márcio João (Nova Iguaçu); Arthur e Cônego Cláudio (Rio de Janeiro); Paulo Sérgio (Barra do Piraí – Volta Redonda), além dos Padres Douglas Fontes e Arnaldo Rodrigues e da Sra. Beatriz Leal, assessores de Comissões Episcopais da CNBB.

Durante sua palestra, Dom Rino enfatizou que “o Jubileu precisa da participação de todas as pessoas, pois todos somos peregrinos da esperança”. Embora não pudesse revelar detalhes sobre o conteúdo da carta apostólica que o Papa apresentará em maio de 2024 para o ano jubilar, ele destacou alguns pontos cruciais, ressaltando a importância de atender aos desejos do povo, conforme ocorreu no primeiro jubileu da Igreja, em 1300, que surgiu do desejo popular em vez do clero.

Tempo de Esperançar

O tema “Peregrinos de Esperança” foi escolhido pelo Papa Francisco para preparar a Igreja para este evento singular, tanto em Roma quanto em toda a Igreja universal. Dom Rino sublinhou a necessidade de valorizar a esperança em um mundo carente de sinais de esperança. Além disso, enfatizou a importância pastoral do jubileu como uma oportunidade para a evangelização e destacou a distinção entre as “esperanças” cotidianas e a esperança verdadeira, fundamental para a vida cristã.

Ao abordar a necessidade de esperança no mundo contemporâneo, Dom Rino observou a influência da tecnologia em nossa percepção do presente e do futuro. Ressaltou a urgência de construir um futuro sustentado pela esperança e destacou a importância da esperança como parte integrante da fé e da caridade.

A esperança, segundo Dom Rino, está intrinsecamente ligada à fé e à caridade, formando uma tríade inseparável na vida cristã. Ele enfatizou a necessidade de cada crente ser uma testemunha credível dessa esperança e expressar a dimensão comunitária da esperança na Igreja.

Roma a casa do mundo

A Faculdade de Sociologia de Roma projetou a presença de 32 milhões de peregrinos em Roma durante o ano jubilar, com aproximadamente 250 mil sendo brasileiros, segundo Dom Rino. Mais de 35 eventos estão programados na Cidade Eterna para celebrar o Jubileu, envolvendo a diversidade do povo de Deus em peregrinações específicas. A programação detalhada e as orientações para os peregrinos estão disponíveis no site do jubileu, com tradução em 10 idiomas, incluindo o português. Dom Fisichella destacou que, além das atividades religiosas, a programação contempla “um encontro com a cidade de Roma, com momentos em praças e espaços públicos. É uma ação de evangelização na cidade, com eventos puramente culturais, para os peregrinos e turistas de Roma.”

Veja o Calendário Geral do Jubileu 2025

DEZEMBRO DE 2024