Representantes da Diocese participam de estudo da Campanha da Fraternidade 2024

Centenas de representantes de paróquias e pastorais sociais da Diocese marcaram presença no Estudo da Campanha da Fraternidade 2024, realizado no auditório Dom Adriano Hypólito, no Cenfor. O evento, que contou com a participação ativa da comunidade eclesiástica, teve como objetivo aprofundar o entendimento sobre o tema central deste ano: “Fraternidade e Amizade Social”.

A manhã formativa começou com uma mística conduzida por Luiz Miguel, coordenador diocesano da Pastoral da Juventude (PJ). Em seguida, Dom Gilson Andrade, bispo diocesano, e Padre Márcio João, coordenador de Pastoral, enfatizaram a relevância contínua da Campanha da Fraternidade na vida da Igreja, destacando que, conforme as palavras de Dom Luciano Bergamin, a CF não se encerra na Páscoa, mas deve permear a vida e missão da Igreja ao longo de todo o ano.

A formação foi conduzida pelo Monsenhor Manuel Manangão, Vigário Episcopal para a Caridade Social da Arquidiocese do Rio de Janeiro. Com sabedoria e assertividade, Monsenhor Manangão explorou de maneira clara e objetiva o Texto Base da CF, incentivando os presentes a aprofundarem seus conhecimentos sobre o assunto.

A Diocese está se preparando para a abertura oficial da Campanha nas foranias, que ocorrerá em diferentes locais e horários:

• Forania 1: Igreja Matriz de Santa Rita no Cruzeiro do Sul, às 09h;
  • Forania 2: Cemitério de Iguaçu Velho em Vila de Cava, às 09h;
  • Forania 3: Igreja Matriz de São Sebastião em Austin, às 9h;
  • Forania 5: Lona Cultural de Mesquita, às 8h;
  • Forania 7: Concentração na Praça de Heliópolis, às 7h30, com saída às 8h e caminhada em direção ao Centro Social Padre Matteo Vivalda em Heliópolis;
  • Forania 8: Igreja Matriz de São Simão, às 9h;
  • Forania 9: Início com caminhada, às 7h30, em direção à Igreja Matriz de São Francisco de Assis;
  • Forania 10: Concentração em frente ao Supermercado Casa do Sabão, às 9h, com caminhada em direção à Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição em Japeri.

O evento promete envolver a comunidade, fortalecendo os laços fraternos e promovendo a reflexão sobre questões sociais relevantes.

Imagens: Adielson Agrelos / DNI Ascom