Dom Gilson celebra a Missa da Quarta-feira de Cinzas, inaugurando o tempo quaresmal na Diocese

Nesta quarta-feira, 14 de fevereiro, a Igreja Diocesana de Nova Iguaçu deu início ao tempo forte da Quaresma com a celebração das Cinzas. Na Catedral de Santo Antônio de Jacutinga, Dom Gilson Andrade, bispo da diocese, presidiu a santa missa às 19h, abrindo oficialmente o período quaresmal na região.

A liturgia da Palavra, inspirada nas palavras do apóstolo Paulo, nos exorta a não receber em vão a graça de Deus, recordando-nos que Ele está sempre pronto para nos socorrer no momento favorável. Com essa mensagem, Dom Gilson convidou os fiéis presentes a viverem intensamente este tempo de preparação para a Páscoa, buscando a conversão e a renovação espiritual.

Além da imposição das cinzas, como símbolo de humildade e penitência, o bispo também conduziu a abertura oficial da Campanha da Fraternidade. Com o tema central “Fraternidade e Amizade Social”, inspirado na iluminação bíblica “Vois sois todos irmãos e irmãs” (Mc 23,8), a campanha propõe uma reflexão sobre a importância da solidariedade e do respeito mútuo na construção de uma sociedade mais justa e fraterna.

Durante sua homilia, Dom Gilson destacou a relevância de vivenciar de forma autêntica e comprometida este período de graça e conversão. Ele enfatizou que a Campanha da Fraternidade não é apenas uma ação isolada, mas sim um convite para que os fiéis se engajem ativamente na transformação pessoal, social e comunitária.

Com a celebração das Cinzas e o início da Campanha da Fraternidade, a Diocese de Nova Iguaçu se une em um período de reflexão, oração e ação, buscando fortalecer os laços de fraternidade e solidariedade entre seus membros e com toda a sociedade.

Veja imagens da Missa da Quarta-feira de Cinzas:

Imagens: Valéria Leone / Pascom DNI