Padre Ivo: “Não se pede para ser pároco, se atende uma convocação”

Prosseguindo a manhã intensa de domingo, Dom Gilson deu posse ao padre Ivo Gomes, na paróquia de São Sebastião, na Areia Branca. Com uma igreja totalmente tomada por fiéis, autoridades e membros do clero, padre Ivo recebeu suas boas vindas da paróquia que irá cuidar, seguindo seu pastoreio.

Durante sua homilia, Dom Gilson falou sobre a pequena maratona, citando a presença de fiéis nas duas posses, demonstrando sua gratidão ao pároco anterior e alegria pela chegada do novo: “Nós temos uma verdadeira Maratona hoje. Às 7 horas da manhã eu estava à posse do Padre Fabiano e eu vi uma boa parte das pessoas que estão aqui e estavam lá também. A presença de vocês lá, com o Padre Fabiano, foi uma presença de reconhecimento e gratidão pelos 7 anos que ele dedicou aqui na Paróquia. E nós somos muito agradecidos por isso. E fizeram todo o possível para estar aqui até agora e receber o novo pároco.”

O bispo de Nova Iguaçu ainda falou sobre o amor de Deus para com a humanidade até na forma que criou suas leis: “Deus encontrou maneiras de se fazer próximo, a primeira foi colocar em cada um de nós a sua imagem, a sua semelhança. Deus criou uma lei, deu para o seu povo, porque quem ama, guarda, cuida, tem cuidado, e por isso Deus nos ofereceu uma lei não para nos deter e amarrar, mas para nos dizer, aqui está o caminho da humanidade, o caminho da vida, o melhor caminho e Deus não desiste da gente.

Padre Ivo, tem 42 anos, foi ordenado em 14 de dezembro de 2013, em sua trajetória já vigário paroquial em São Miguel, em Miguel Couto, administrador e pároco em Nossa Senhora Aparecida da Grama e é assessor eclesiástico da Comissão Litúrgica Diocesana. Mesmo com uma vida presbiteral acostumada às responsabilidades, demonstrou entusiasmo e muita emoção em suas primeiras palavras ao povo de sua nova paróquia:

“Não se pede para ser pároco, para estar na linha de frente das responsabilidades, mas responde-se a um apelo, uma convocação. Assim a tomada de posse não é uma posse a algo que se apegará como propriedade pessoal, mas é destituída do Senhor à Igreja, aos fiéis, resposta generosa, vinda de um chamado, tudo por causa de um grande amor.”

Confira mais imagens da posse de padre Ivo Gomes:

Fotos: Pascom (Paróquia São Sebastião – Areia Branca)