Vivenciando a Semana Santa: Da Preparação à Ressurreição

O período litúrgico de Quaresma nos convida a um retorno completo ao Senhor, dedicando-nos à oração, penitência e caridade. Neste domingo, 24 de março, iniciamos a Semana Santa com o Domingo de Ramos, celebrando os Mistérios da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo.

Dom Gilson Andrade participará ativamente dos ritos da semana, confira abaixo os dias e locais em que o bispo de Nova Iguaçu estará celebrando:

Domingo de Ramos

Neste dia, somos convidados a acompanhar Jesus em sua entrada triunfal em Jerusalém, onde Ele inicia sua jornada rumo à cruz. Antecipamos os mistérios da Paixão, Morte e Ressurreição, testemunhando o amor redentor que nos liberta.

• Missa com bênção dos Ramos, às 7h30, na igreja matriz da Paróquia São Sebastião, em Belford Roxo

Coletas Especiais: Solidariedade e Apoio à Terra Santa

Durante a Semana Santa, destacam-se duas coletas especiais: a Coleta Nacional da Solidariedade e a Coleta Pró Terra Santa. No Domingo de Ramos, a Igreja no Brasil realiza a Coleta Nacional da Solidariedade, ocasião em que 60% ofertas dos fiéis são destinadas ao Fundo Diocesano de Solidariedade para fomentar projetos locais e os outros 40% vão para o Fundo Nacional de Solidariedade que é administrado pelo Departamento Social da CNBB, sob orientação do Conselho Gestor da entidade. Realizada na Sexta-feira Santa, a Coleta Pró Terra Santa, auxilia na manutenção dos Lugares Sagrados e no sustento dos cristãos na Terra Santa.

Missa da Unidade e Bênção dos Santos Óleos

Na Quinta-feira Santa, ocorre a Missa da Unidade, nela celebramos a comunhão dos fiéis sob a bênção dos Santos Óleos, símbolos do Espírito Santo que nos fortalece nos sacramentos. Unidos na fé, somos ungidos para servir e testemunhar o amor de Deus. Nesta celebração os sacerdotes fazem a renovação das promessas sacerdotais.

• Missa da Unidade com bênção dos Santos Óleos, às 9h, na Catedral de Santo Antônio de Jacutinga

Missa da Ceia do Senhor

Na Missa da Ceia do Senhor, revivemos o momento em que Jesus institui a Eucaristia e o sacerdócio, convidando-nos a participar de sua mesa e a viver em comunhão fraterna, seguindo seu exemplo de serviço.

• Missa da Ceia do Senhor, às 19h na igreja matriz da Paróquia São Pedro e São Paulo em Paracambi.

Celebração da Paixão do Senhor

Na Celebração da Paixão, contemplamos o sacrifício supremo de Jesus na cruz, onde Ele se entrega por amor à humanidade, revelando-nos a profundidade de seu amor redentor que nos resgata do pecado.

• Celebração da Paixão do Senhor, às 15h na Catedral de Santo Antônio de Jacutinga.

Vigília Pascal

Na Vigília Pascal, aguardamos com esperança e alegria a ressurreição de Cristo, que triunfa sobre a morte e nos conduz à luz da vida eterna. É o momento de renovar nossa fé na promessa da ressurreição e na vitória do amor sobre o mal.

• Vigília Pascal na Noite Santa, às 18h, na igreja matriz da Paróquia São Francisco de Assis, em Queimados.

Domingo de Páscoa

No Domingo da Páscoa, celebramos a gloriosa ressurreição de Cristo, que venceu o pecado e a morte, trazendo-nos a esperança da vida eterna. Renovados em nossa fé, proclamamos a vitória do Senhor sobre as trevas, alegrando-nos em sua promessa de salvação.

• Missa de Páscoa na Ressurreição do Senhor, às 7h30, na Paróquia Cristo Ressuscitado no BNH, em Mesquita.
  • Missa de Páscoa na Ressurreição do Senhor, às 10h, na Catedral de Santo Antônio de Jacutinga.

Acesse a rede social de sua paróquia e confira a programação completa e aproveite para fazer o download dos cards abaixo e publicar em suas redes sociais.