A Diocese de Nova Iguaçu se prepara para celebrar a Festa da Divina Misericórdia no próximo dia 7 de abril, no 2º Domingo do Tempo Pascal. Este ano, a festividade será conduzida sob o tema “Reconciliação: prática do misericordioso coração de Jesus”.
A Festa da Divina Misericórdia é um convite a todos os cristãos para experimentarem a própria misericórdia de Deus através do sacramento da confissão. A compreensão e confiança na misericórdia de Deus são fundamentais para entender sua acolhida e perdão.
Instituída para toda a Igreja pelo Papa São João Paulo II no ano 2000, a Festa da Divina Misericórdia é celebrada sempre no segundo domingo de Páscoa. O próprio Jesus revelou esse desejo a Santa Faustina Kowalska, uma religiosa polonesa, em 1931.
Nos escritos de Santa Faustina, encontramos a seguinte revelação feita por Cristo a ela em seu diário:
“Desejo que a Festa de Misericórdia seja um refúgio para todas as almas, especialmente para os pecadores. Neste dia estarão abertas as entranhas da minha Misericórdia. Derramarei um mar de graças nas almas que se aproximarem da fonte da minha Misericórdia. A alma que se confessar e comungar alcançará o perdão das culpas e castigos. Nesse dia estarão abertas as comportas divinas, pelas quais fluem as graças. Desejo que seja celebrada solenemente no primeiro domingo depois da Páscoa. A humanidade não terá paz enquanto não se voltar à fonte de minha misericórdia” (Diário n. 699).