Frei Lucas, obrigado pelo seu “sim”!

No sábado (06), Dom Gilson Andrade, bispo de Nova Iguaçu, celebrou Santa Missa na qual foi ordenado diácono transitório, o Frei Lucas Soares, religioso do Instituto dos Frades de Emaús.

A celebração ocorreu pela manhã , na igreja matriz da paróquia São Sebastião, em Austin, Nova Iguaçu, contou com a presença de Dom Luciano Bergamin, bispo emérito, membros do clero diocesano, dos Freis José Anchieta e Luiz Carlos, do Instituto Frades de Emaús e congregou fiéis de várias paróquias da diocese. A ordenação foi transmitida pela página da Diocese de Nova Iguaçu no Facebook para aqueles e aquelas que não puderam estar presentes.

Dom Gilson em sua homilia enfatizou a relevância do serviço ao Senhor e aos irmãos, ressaltando a responsabilidade que envolve o anúncio do Evangelho. A mensagem proferida durante a homilia também destaca a importância da fé e do compromisso com o Evangelho, destacando que a palavra anunciada é de salvação e que é necessário ser um homem de fé para proclamá-la:

Hoje não é fácil pregar o Evangelho, sobre muitos assuntos, a gente sabe que tem dificuldade de falar e de ser escutado. Mas, como dizem os apóstolos, a partir da experiência deles, tudo aquilo que nós vimos, ouvimos, não podemos nos calar. Ontem como hoje, os discípulos de Jesus precisam dessa coragem profética do anúncio da palavra, que não é palavra qualquer, é palavra de salvação. Tem que ser, em primeiro lugar, o homem de fé. Se ele não acredita na palavra que ele anuncia, como é que vai anunciar o que tem que anunciar? É palavra de salvação, precisamente nesses tempos que nós estamos vivendo. Por isso a Igreja, nesse dia, exorta o futuro diácono, ainda com palavras da homilia do ritual, a não se deixar abalar na sua confiança no Evangelho, do qual ele não é somente ouvinte, mas servidor. Então, Frei Lucas, hoje a Igreja de diocesana, seus irmãos da comunidade dos Frades de Emaús, todos nós nos alegramos porque a força para pregar essa palavra se atualiza através da ordem diaconal. E hoje, aquelas últimas palavras de Jesus no Evangelho da Missa, elas se tornam muito reais e presentes na sua vida, no seu ministério. Ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho a toda criatura. Hoje nós estamos atualizando isso aqui, nesta celebração. Meus irmãos e minhas irmãs, confiemos o Frei Lucas, que hoje ordenamos como diácono para o serviço da igreja, dentro do carisma próprio que o Senhor lhe concede na comunidade dos Frades de Emaús, a intercessão de Nossa Senhora da Visitação, como os frades gostam de invocar. Que sua vida continue sendo um sinal da visita do ressuscitado, que como fez com os discípulos de Emaús. Que abra as mentes para reconhecerem os sinais da sua presença que nos enche de nova esperança na missão. E a nossa Igreja toda, a Frei Lucas, no dia de hoje, te diz obrigado pelo seu sim!

Diaconato transitório

O diaconato transitório se refere ao sacramento ministrado àqueles homens idôneos, preparados e solteiros, que visam o segundo grau da ordem – o presbiterado. Por meio desse sacramento, é conferido a esse candidato o ministério do serviço, que deverá exercer igualmente enquanto presbítero.

Veja mais imagens da Ordenação Diaconal do Frei Lucas Soares, IFE:

Imagens: Adielson Agrelos / DNI Ascom