No último sábado, ocorreu Formação Diocesana da Catequese, cujo tema central foi a Catequese Inclusiva, no Cenfor. O encontro contou profissionais e especialistas para discutir e compartilhar experiências sobre a importância da inclusão na catequese.
Pela manhã, a psicopedagoga clínica e institucional Isabela Júnior, especialista em Neurociência do Colégio Marista na Tijuca, trouxe sua expertise para a relevância de compreender as especificidades neurocognitivas no processo catequético, promovendo uma abordagem inclusiva e acolhedora para todos os fiéis.
Na parte da tarde, o encontro contou com a presença de Maria José, psicopedagoga também especializada em neurociência e membro atuante na Paróquia Nossa Senhora de Fátima em Queimados. Sua contribuição enfatizou a importância da formação adequada dos catequistas para lidar com diversidades e necessidades especiais dos catequizandos, garantindo uma catequese verdadeiramente inclusiva.
Além disso, Rosali, professora aposentada com vasta experiência em educação especial e catequese com ênfase na Catequese especial, membro da Comissão de Animação Bíblico-Catequética do Regional Leste 1, apresentou suas vivências e práticas bem-sucedidas no campo da catequese inclusiva, inspirando os participantes a promoverem ambientes de aprendizagem e espiritualidade acessíveis a todos.
A formação foi marcada por debates construtivos, trocas de experiências e reflexões sobre como o Catequese Inclusiva pode ser uma ferramenta poderosa para promover a evangelização e a integração de todos os fiéis.
Confira abaixo imagens da formação: