Cruz Jubilar inspira fé e compromisso durante passagem pela Diocese

0
118

A Diocese de Nova Iguaçu concluiu, no dia 22 de outubro, a peregrinação da Cruz Jubilar do Regional Leste 1 da CNBB, que percorreu todas as foranias e vicariatos do território diocesano como expressão de fé, unidade e esperança. O símbolo foi entregue à Diocese de Itaguaí, dando continuidade ao itinerário estadual em preparação para o Jubileu 2025.

A Cruz Jubilar chegou à diocese no dia 21 de setembro, vinda da Diocese de Duque de Caxias, e foi acolhida na Igreja Matriz da Paróquia São Simão, em Lote XV, Belford Roxo. A celebração de recepção foi conduzida por monsenhor Max de Jesus, vigário geral diocesano.

Durante o mês de peregrinação, a Cruz visitou todas as foranias e vicariatos da Diocese, promovendo momentos de oração, escuta e comunhão nas comunidades e paróquias. A visita foi marcada por celebrações eucarísticas e gestos simbólicos que expressaram o tema do Jubileu: “Peregrinos da Esperança”.

Um dos momentos mais significativos ocorreu no Centro de Formação de Líderes (Cenfor), em Nova Iguaçu, quando a Cruz Jubilar esteve na Capela Curial de São Bartolomeu. A celebração, presidida por Dom Gilson Andrade, reuniu colaboradores da Cúria Diocesana e demais setores pastorais em um tempo de oração e reflexão.

Entre os elementos que compõem a cruz peregrina, destaca-se um pano manchado de sangue, símbolo da dor das mães que perderam seus filhos vítimas da violência na Baixada Fluminense. O sinal expressa a presença de Deus junto ao sofrimento humano e o compromisso da Igreja em anunciar a esperança em meio à dor.

A peregrinação da Cruz Jubilar pela Diocese de Nova Iguaçu foi uma experiência de fé e solidariedade, que reforça o compromisso missionário. Ao entregar o símbolo a Diocese de Nova Iguaçu mostra o entendimento ao chamado para caminhar juntos como peregrinos da esperança, transformando o sofrimento em caminho de fé, serviço e comunhão.

Confira imagens da passagem da cruz pela diocese: