Diocese celebra a festa do padroeiro dos diáconos nos 25 anos da morte de Dom Adriano

0
1005

Festejando o Dia de São Lourenço, patrono dos diáconos e recordando os 25 anos da páscoa definitiva de Dom Adriano Hypolito, 3º bispo de Nova Iguaçu, e tido pelo povo santo como o profeta da Baixada Fluminense, Dom Gilson Andrade, celebrou a santa missa na Catedral de Santo Antônio de Jacutinga na última terça-feira, 10 de agosto.

Em sua homilia, o bispo recordou o grande homem e pastor que foi Dom Adriano, “homem de Deus que serviu a essa Igreja como bispo por 28 anos. Marcado, este homem, por um profundo amor a Jesus Cristo e a sua Igreja na doação que fez da sua vida como pastor desse povo que ele tanto amava e que, como ele gostava de dizer, o tinha convertido e para quem ele dedicou o melhor de si. Um homem com tantas capacidades intelectuais, humanas, pastorais que se devotou completamente a esse povo. Um grande pastor!”, disse.

Dirigindo-se aos diáconos, Dom Gilson recordou a importância das esposas e das famílias no exercício do ministério dos Diáconos Permanentes e, lembrando Lourenço, recordou que pouco se sabe sobre o santo padroeiro, mas o que sabemos é o bastante. “Preso e forçado pelo Imperador a trazer os tesouros escondidos da Igreja, pois, os diáconos entre outras coisas, cuidavam dos cofres da comunidade, Lourenço trouxe-lhe um grupo de enfermos, deficientes e pobres assistidos pela comunidade cristã e com ousadia disse: ‘aqui estão os tesouros da Igreja’. Os pobres eram e ainda são a única riqueza que a Igreja tem para apresentar ao mundo que é a provocação também da caridade que eles nos fazem. Um gesto forte o de Lourenço que lhe valeu o martírio”, exortou o bispo de Nova Iguaçu.

Assista abaixo a homilia de Dom Gilson Andrade na íntegra:

 

Ao final da celebração, Dom Gilson e os padres e diáconos presentes, entre eles Padre Paulo Machado, pároco da Catedral e último padre ordenado por Dom Adriano Hypolito, dirigiram-se à cripta da igreja mãe para, junto ao túmulo do profeta da Baixada, realizar um momento de oração.

Assista abaixo o momento de oração junto ao túmulo de Dom Adriano Hypolito:

 

Veja a seguir  as imagens da celebração da Festa de São Lourenço e os 25 anos da morte de Dom Adriano Hypolito: