Conselho Pastoral de Agosto demonstra a retomada da vitalidade das nossas atividades

0
817

Conduzidos pelo Padre Max Jesus, Vigário Geral que representava Dom Gilson Andrade, bispo diocesano, que encontra-se no Estado de Santa Catarina onde prega o Retiro do Clero da Arquidiocese de Campo Grande (MS) e por Padre Ricardo Barbosa, Coordenador de Pastoral, os membros do Conselho Diocesano de Pastoral reuniram-se na manhã desta terça-feira, 24 de agosto, no CENFOR. Na pauta extensa a demonstração que a atividade pastoral de nossa Igreja Diocesana começa a retomar a sua total vitalidade.

O primeiro ponto abordado foi o processo da Assembleia Avaliativa que passa pela fase da síntese dos Regionais. Também foi lembrando o processo da Assembleia Eclesial da América Latina e do Cariba e o próximo Sínodo dos Bispos 2023 que será aberto em âmbito diocesano em 16 de outubro deste ano. Em seguida foi explicado como os fiéis poderão participar da Romaria Diocesana ao Santuário Nacional de Aparecida (SP) que, neste ano, devido à pandemia da COVID-19, não terá os ônibus saindo das paróquias, mas o incentivo para que todos assistam pela TV Aparecida a santa missa presidida por Dom Gilson no dia 07 de setembro, às 12h.

Ainda vivendo às dificuldades impostas pela crise sanitária o COMIDI relata a problemática de ainda não poder realizar o Mês Missionário como nos anos anteriores. E já iniciando o tempo de preparação para a Campanha da Fraternidade 2022 que terá como tema Fraternidade e Educação, Padre Bruno convoca os coordenadores para um encontro no CENFOR para juntos iniciarem os estudos acerca do tema. Seguindo o conselho o casal Paulo e Cristina, coordenadores da Pastoral Familiar fizeram a avaliação da Semana Nacional da Família 2021 que teve a abertura com uma Carreata que saiu da Posse e foi até o Seminário São Paulo VI.

Entre os diversos informes recordamos que no próximo domingo, 29 de agosto, a Pastoral da Catequese realizará a live e a missa pelo Dia Nacional do Catequista começando, às 15 horas na Catedral de Santo Antônio de Jacutinga. Entre outros avisos tivemos a Pastoral Carcerária, a Pastoral do Dízimo e o Setor Juventude.

No âmbito social, o padre Márcio João, coordenador do CDH, falou sobre a Campanha Movidos pela Solidariedade, uma iniciativa da Comissão Diocesana para a Caridade, Justiça e a Paz. E a Casa do Menor São Miguel Arcanjo relatou a situação da chegada de imigrantes mulheres venezuelanas, a matéria completa sobre essa situação você terá na Revista Caminhando de Setembro.