Manhã de sábado é marcada por reuniões pastorais em diferentes setores da Diocese

0
132

A manhã do último sábado, 23 de maio, foi marcada por encontros pastorais em diferentes espaços da Diocese de Nova Iguaçu. Reuniões do Setor Juventude, da Comissão Diocesana da Pastoral Familiar e da Comissão Diocesana da Pascom reuniram agentes, lideranças e representantes de movimentos, com a presença do bispo de Nova Iguaçu, Dom Gilson Andrade.

Nas reuniões, Dom Gilson destacou a importância do envolvimento das pastorais e movimentos no 1º Congresso Eucarístico Diocesano, além de incentivar a valorização da memória e do testemunho de Irmã Filomena, reconhecida por sua dedicação evangelizadora e serviço à Igreja.

Juventude prepara Vigília Juvenil

Na Catedral de Santo Antônio, o Setor Juventude realizou sua reunião mensal com representantes de movimentos diocesanos e paroquiais. Entre os temas abordados esteve a preparação da Vigília Juvenil, programada para o dia 3 de julho.

A presença de Dom Gilson esteve no encontro, reforçando a proximidade com os jovens e o incentivo à participação ativa nas ações pastorais da Diocese.

Pastoral Familiar debate atividades e projeta eventos

No Cenfor, a Comissão Diocesana da Pastoral Familiar realizou sua reunião, também com a participação de Dom Gilson em um dos momentos do encontro.

A pauta incluiu a avaliação das atividades recentes da pastoral, a organização da participação diocesana no XVI Simpósio e Peregrinação Nacional da Família, que ocorrerá no próximo fim de semana, em Aparecida, além da preparação para o Congresso Eucarístico Diocesano e da Semana Nacional da Família.

Os agentes reforçaram a importância da comunhão entre as pastorais e da mobilização das famílias para os eventos promovidos pela Diocese.

Pascom reforça unidade na comunicação diocesana

Também na manhã de sábado, a Comissão Diocesana da Pascom promoveu reunião com agentes de diversas foranias e vicariatos. O encontro tratou de temas ligados à organização da comunicação diocesana, à identidade visual dos eventos e às diretrizes para produção e compartilhamento de conteúdos.

Entre os encaminhamentos definidos, está a criação de um levantamento atualizado dos agentes de comunicação das foranias e paróquias, visando fortalecer o contato e ampliar a participação nas formações promovidas pela Diocese.

Outro ponto debatido foi a padronização das artes dos eventos diocesanos. Ficou definido que materiais relacionados ao Congresso Eucarístico e demais atividades de âmbito diocesano terão identidade visual elaborada pelo Setor de Comunicação Diocesano, permitindo apenas adaptações locais de informações, sem alteração da arte original.

Dom Gilson também incentivou os agentes a aprofundarem o estudo da mensagem do Papa para o 60º Dia Mundial das Comunicações Sociais e da nova encíclica do Santo Padre, publicada em 25 de maio, destacando a comunicação como caminho de evangelização e serviço.

Memória de Irmã Filomena

Durante sua fala nas reuniões, Dom Gilson ressaltou a necessidade de manter viva a memória de Irmã Filomena, divulgando sua história de vida e seus feitos pastorais como forma de fortalecer a fé do povo de Deus.

A temática será aprofundada na próxima edição da Revista Caminhando, contribuindo para ampliar o conhecimento sobre o legado deixado pela religiosa na Diocese.

Confira mais imagens das reuniões: