Diocese inicia campanha “A política melhor” com intuito de ajudar os fiéis para o exercício cidadão e o voto consciente

Estamos em Ano Eleitoral, a Igreja Católica no Brasil tem presença marcante na vida do país, lutando por mais igualdade e justiça social. A inspiração de suas ações é guiada pelo Evangelho e por sua Doutrina Social, com validade em todo o mundo, oferecendo contribuição para o bem comum da sociedade.

A Doutrina Social é definida pela Cartilha de Orientação Política 2022 elaborada pelo Regional Sul 2 – CNBB, da seguinte forma: “ É um conjunto de orientações da Igreja Católica quanto às questões social. Ela compreende os documentos escritos pelos Papas, desde 1891, sobre a realidade social. São reflexões que não têm por objetivo interferir na soberania política dos países, mas sim iluminar a realidade social com a força do Evangelho. ”

Desde o início deste ano a Comissão Diocesana para a Caridade Justiça e Paz vem oferecendo uma série de postagens nas redes sociais com a finalidade de conscientizar a população sobre a importância do exercício da cidadania e sobre o voto consciente. Ao nos aproximarmos das Eleições 2022, queremos intensificar esse serviço de conscientização, visando colaborar no processo de decisão do eleitor, oferecendo a ele instrumentos para que o ajudem a melhor escolher os seus candidatos.

Dessa forma, a Diocese de Nova Iguaçu, empenhada neste serviço aos seus fiéis, lançou a Campanha “A política melhor”, uma série especial que tem como base a Cartilha de Orientação Política 2022 elaborada pelo Regional Sul 2 – CNBB e oferece a partir de julho as seguintes iniciativas (outra iniciativas poderão surgir no decorrer do percurso):

• Artigos na Revista Caminhando;
  • Especial no Programa Comunhão e Missão da Rádio Catedral FM 106,7;
  • Plano de Postagens com cards para as redes sociais da Diocese, Paróquias e Organismos Diocesanos.

A Campanha “A política melhor” abordará a cada mês uma temática específica como podemos ver a seguir:

– Julho: A política melhor e o papel da Igreja Católica quanto à política;
– Agosto: Propaganda eleitoral na Igreja / As eleições gerais / Sistema político brasileiro;
– Setembro: Responsabilidade cristã na escolha dos candidatos e a política para a vida integral de todos;
– Outubro: Esperança para o futuro / Somos todos chamados a amar;
– Novembro: Como acompanhar e cobrar candidatos;
– Dezembro: Análise de Conjuntura a partir do cenário eleitoral – O que devemos esperar?

Clique na imagem abaixo e faça o download do Plano de Postagens para o Mês de Julho: