Histórias de Caminhando: Um leitor ilustre

0
940

Neste final de semana, nossas comunidades receberam a primeira edição de 2024 da Revista Caminhando, que traz em sua matéria de capa uma abordagem sobre a Campanha da Fraternidade 2024 e sua temática sobre a Amizade Social.

Idealizada por Dom Adriano Hypólito, Caminhando está prestes a completar 40 anos e nem sempre foi uma revista! Tudo começou com o Boletim Diocesano, que se tornou o Jornal Caminhando e permaneceu assim por muitos anos até chegar ao formato e projeto editorial atual. Se o modelo mudou, uma coisa que nunca mudou foi o apoio dos bispos que pastorearam a Diocese, desde o seu criador, passando por Dom Werner e Dom Luciano – que até hoje carrega seus exemplares e os distribui para quem encontra, sempre dizendo: “Caminhando é a melhor revista do universo todo”, e também Dom Gilson. Todos sempre foram e continuam sendo grandes entusiastas e incentivadores da publicação.

Mas você sabia que a Revista teve um leitor ilustre?

Então, sente-se, que lá vem mais história: Em outubro de 2022, os bispos do Regional Leste 1 da CNBB estiveram em Roma, na Itália, para a Visita Ad Limina Apostolorum. Um dos compromissos da visita foi o encontro com o Santo Padre, e neste encontro com o Papa Francisco, Dom Gilson Andrade, bispo de Nova Iguaçu, o presenteou com um quadro de Irmã Filomena, sua história e alguns exemplares da Revista Caminhando.

Pouco tempo depois, Dom Gilson recebeu uma carta do Vaticano confirmando a leitura dos exemplares da Revista Caminhando pelo Papa Francisco, além do agradecimento pelo carinho em compartilhar e parabenizando o trabalho editorial de nosso periódico mensal.

Durante sua homilia na Santa Missa de abertura da Campanha da Fraternidade 2023, Dom Gilson comentou sobre a alegria da carta recebida, convidando a todos a valorizarem um veículo de comunicação que é da Diocese de Nova Iguaçu:

“Quando falamos com o Papa Francisco, no encontro que nós, bispos do Rio de Janeiro, tivemos com ele em outubro, colocamos que a Campanha da Fraternidade era sobre a fome, e Dom Joel Portella, secretário-geral da CNBB, entregou o texto base. Aqui abro um parênteses para dizer que também levei a nossa Revista Diocesana Caminhando, com uma reportagem sobre a irmã Filomena, e levei um quadro dela também. Estes dias, recebi uma carta do Vaticano dizendo que o Papa apreciou muito a Revista Caminhando, e temos que apreciar também. Em breve, esta carta será publicada.”

Mas se você não conhecia essa história, aqui vai um puxão de orelhas (tipo aqueles de Dom Luciano com a doce voz – “miserável! pecador!”), pois esta história foi publicada há um ano em nossa revista.

Então, se até o Papa já leu a Revista Caminhando, o que você está esperando para fazer o mesmo?