“Clara de nome, mais clara de vida e claríssima de virtudes.”

Nascida em 1193, na cidade de Assis (Itália), Santa Clara teve seu nome por uma inspiração dada a sua mãe, na qual revelou que sua filha viria ao mundo para iluminá-lo. Pertencente à uma família da nobreza, desde cedo se destacou por sua caridade, por isso ao se deparar com a vivencia de Francisco de Assis se identificou e se juntou a sua ordem.
Santa Clara é patrona da televisão, pois, impossibilitada de estar presencialmente a Celebração Eucarística, a celebração aparecia em sua parede do quarto, como uma projeção. O dia 11 de agosto marca seu falecimento, aos sessenta anos, no ano de 1253.

Um filho de Francisco com as filhas de Clara

Na Diocese de Nova Iguaçu, há trinta e três anos a Ordem de Santa Clara está presente, quando foi fundado o Mosteiro de Santa Clara, no Bairro Botafogo, cidade de Nova Iguaçu. Desde então, é festejado o dia de Santa Clara nas instalações do Mosteiro. Nessa quinta-feira (11), a festa das Irmãs Clarissas se iniciou com missa solene em homenagem ao dia de Santa Clara, celebrada às nove horas da manhã, por Dom José de Ubiratan Lopes, Bispo de Itaguaí e religioso da Ordem dos Frades Capuchinhos.

Clara, mulher que confia

Durante sua homilia, Dom Ubiratan, fez memória da trajetória terrena de Santa Clara, destacando a força inabalável da fé da mãe da Ordem das Clarissas:  “A fé de Santa Clara era abraâmica, seguiu a fé de Abraão. Ela deixa o cerne, parte para o imprevisto, ela não sabia o que ia acontecer, mas ela vive essa fé absoluta na providência de Deus. Por isso, ela toma como lema viver a pobreza, não só a pobreza material, mas pobreza para demonstrar confianças nos desígnios do Senhor e também a vivência nas pegadas de Jesus pobre, humilde e crucificado. Portanto, ela viveu e deixou esse grande legado para a Igreja que é a Segunda Ordem das Irmãs Clarissas, que hoje espalhadas pelo mundo são mais de vinte mil seguidoras de Santa Clara.”

Trânsito de Santa Clara

Às dezoito horas, o Bispo de Nova Iguaçu, Dom Gilson Andrade, celebrou a missa do Trânsito de Santa Clara, que significa a passagem de Clara desta vida para a vida eterna. Esta celebração é feita, pois, Santa Clara louvava a vida como um dom, fazendo de sua vida uma existência uma perene ação de graças. Tanto que no momento sua passagem, louvou a Deus com o seguinte cântico: “Sê bendito Senhor, porque me criastes, ” tornando seu trânsito um memorial da própria morte do Senhor, irradiando na Igreja e no mundo sua luz claríssima. Frei Fidêncio Vanboemmel, OFM, que é o Assistente Espiritual da Federação Sagrada Família das Irmãs Clarissas do Brasil esteve presente em todas as celebrações ao longo do dia festivo.

Dom Gilson, acompanhado por Frei Fidêncio, celebra a Missa do Trânsito de Santa Clara de Assis.

Veja imagens da Missa Solene de Santa Clara de Assis

Imagens: Adielson Agrelos – DNI Ascom