Buscar a face de Deus: Padres da Diocese participam de Retiro Anual com pregação de Dom Murilo Krieger.

0
945

A cidade de Passa Quatro no sul de Minas Gerais foi a casa dos Padres da Diocese de Nova Iguaçu entre os dias 08 a 11 de agosto. A estância hidromineral que tem São Sebastião como padroeiro foi o lugar escolhido para a realização do Retiro dos Padres de 2022.

A face do Senhor

Os exercícios espirituais tiveram como pregador Dom Murilo Sebastião Ramos Krieger, SCJ, arcebispo emérito de São Salvador da Bahia, que ao longo dos dias desenvolveu as meditações tendo como pano de fundo o versículo oitavo do Salmo 27 (26), “A tua face, Senhor, eu busco”. Além das meditações, os sacerdotes que tiveram a companhia de Dom Gilson Andrade e Dom Luciano Bergamin, CRL, respectivamente, bispo diocesano e emérito de Nova Iguaçu, participaram de momentos de reflexão, oração, além de participarem da celebração da Santa Missa, Adoração ao Santíssimo e Celebração Penitencial.

Dom Murilo Krieger foi pregador do Retiro dos Padres de 2022. (Foto: Padre Paulo Machado)

 

Oração e convivência fraterna

Padre Rodrigo conduz momento de Adoração. (Foto: Padre Ricardo Nunes)

Presente no Retiro do Clero pela primeira vez, Padre Rodrigo Albuquerque, último presbítero ordenado por Dom Gilson na Diocese, falou sobre a alegria de viver esses dias de oração e fraternidade presbiteral. – “Foi uma experiência muito forte participar pela primeira vez do retiro dos padres de nossa Diocese. Dom Murilo, que foi o pregador do retiro, por meio do tema abordado nos fez perceber aspectos da nossa missão e, dentro dela, a importância de pararmos e buscarmos a face de Deus. Dentre as várias coisas que o pregador nos falou, uma das que mais me chamou à atenção foi a respeito da oração de intercessão do padre por suas “ovelhas”. Essa oração tem poder, por isso, devemos rezar pelo Povo de Deus que nos foi confiado. Portanto, o povo deve sempre pedir para que o padre reze pelos seus. Outro momento marcante foi poder conduzir a Adoração ao Santíssimo num dia do retiro para os meus irmãos padres. Posso dizer que o retiro foi um tempo de espiritualidade profunda, mas também de convivência fraterna entre os padres e bispos”, disse o vice-reitor do Seminário São Paulo VI que iniciou neste mês uma nova missão na Paróquia São Vicente de Paulo em Belford Roxo.

O que diz a Igreja?

Além de estar previsto no Código de Direito Canônico, no cânon 276 § 2. 4º, como uma oportunidade para o crescimento espiritual dos presbíteros e que serve para reforçar a unidade do clero com seu bispo, o Retiro do Clero, como consta no n. 103 do Diretório para o Ministério e a Vida dos Presbíteros da Congregação para o Clero, demonstra a longa experiência espiritual da Igreja, os Retiros e os Exercícios Espirituais são um instrumento idôneo e eficaz para uma adequada formação permanente do clero. Eles conservam, ainda hoje, toda a sua necessidade e atualidade. Contra a praxe que tende a esvaziar o homem de tudo o que é interioridade, o sacerdote deve encontrar Deus e a si mesmo dedicando momentos de sua vida para mergulhar na meditação e na oração.

Veja a seguir algumas imagens do Retiro do Clero da Diocese de Nova Iguaçu

Imagens: Padre Paulo Machado