Projeto da horta à mesa é uma das ações diocesanas de contribuição à sociedade

Não é preciso qualquer estudo para saber que o monstro da fome passou a assolar ainda mais famílias, a partir do início da pandemia da Covid-19. A Igreja no Brasil sempre teve como foco o combate à fome, a pobreza, no intuito de que todo ser humano merece e precisa ter uma vida digna, uma vida de acordo com o que Deus quer para seus filhos.

A partir dessa luta a CNBB definiu o tema da Campanha da Fraternidade de 2023 “Fraternidade e fome”, e o lema “Dai-lhes vós mesmos de comer” (Mt 14,16). Além disso, a Igreja no mundo separa um dia em especial para que seja lembrada e debatida a pobreza, o Dia Mundial dos Pobres. Este ano, a data será celebrada no XXXIII Domingo do Tempo Comum, dia 13 de novembro de 2022. O texto bíblico escolhido para motivar a reflexão deste ano foi: “Jesus Cristo fez-Se pobre por vós” (cf. 2 Cor 8, 9).

Com. São Miguel Arcanjo – Belford Roxo

A Diocese de Nova Iguaçu busca fazer sua parte a todo momento e por meio de sua Comissão do Ministério da Caridade, Justiça e Paz, desenvolve em 2022 o Projeto da Horta a Mesa, apoiado pelo Fundo Nacional de Solidariedade, levando noções de segurança alimentar e agricultura familiar, através de oficinas para os municípios da Diocese. No mês de agosto, o projeto retornou em comunidades que receberam as atividades para acompanhar os resultados junto as famílias e certificar os participantes, como forma de incentivo na busca por educação e informação.

Na Casa Beija-Flor, por conta do espaço foi possível até a revitalização dos canteiros para o plantio de hortaliças e legumes, havendo colheita do que foi plantando durante as oficinas, que tiveram pais e crianças assistidas como público-alvo.

C.E Presidente Kennedy – Belford Roxo

Outra importante atividade do Projeto da Horta a Mesa foi a chegada a uma instituição de ensino, entendendo a importância do combate à fome no processo formativo também, quatro turmas de Ensino Médio foram contempladas com as oficinas no Colégio Estadual Presidente Kennedy.