“Para que se torne tradição”: Dom Gilson celebra 323 de devoção à Piedade em Iguaçu Velho.

O processo de revitalização da região conhecida como Iguaçu Velho, berço da cidade de Nova Iguaçu, teve mais um capítulo neste último sábado, 17 de setembro, com a celebração da Missa de Nossa Senhora da Piedade nas ruínas da igreja e da Torre Sineira.

Retornando às origens

Desde 2020 o sítio histórico e arqueológico da antiga Vila de Iguassú Velho, que fica na região de Tinguá, vem sendo revitalizado pela Prefeitura de Nova Iguaçu. Lá estão a Torre Sineira da antiga Igreja Matriz, os cemitérios da antiga Vila de Nossa Senhora da Piedade de Iguassú e da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, todos patrimônios tombados pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (INEPAC). Está nos planos da Prefeitura Municipal de Nova Iguaçu por meio da sua Secretaria de Cultura que a localidade seja completamente revitalizada e seja um polo turístico da cidade.

A Missa celebrada por Dom Gilson Andrade, bispo de Nova Iguaçu, foi o fechamento de uma série de atividades em homenagem aos 323 anos da capela histórica. O evento organizado pela Secretaria de Cultura teve início com uma Cavalgada, que saiu da Praça de Vila de Cava em direção ao Patrimônio Histórico, logo após, a “Condessa de Iguassú” recepcionou o público. Dando continuidade ao evento, a pianista Maria Teresa Madeira emocionou os presentes com um belíssimo concerto.

Que se torne tradição!

Dom Gilson durante a homilia na missa em Iguaçu Velho.

Em sua homilia, Dom Gilson saudou os presentes e recordou os esforços que o poder público vem empenhando para preservar a história e manter viva a identidade do povo iguaçuano. E falando sobre a Festa de Nossa Senhora da Piedade, co-padroeira diocesana, exortou os presentes sobre o sentido da devoção ali cultuada – “a coisa mais dolorosa do sofrimento é sentir-se sozinho. Pois ali nós estamos como somos e ninguém pode entrar no coração de quem sofre. Mas a melhor coisa é não nos sentimos sozinhos. E o evangelista nos diz que Maria se pôs de pé junto à Cruz de Jesus. Ali, Maria recebeu o último pedido. Agora dilata a sua maternidade e a estende a toda a humanidade.” E com alegria pela realização da celebração, o bispo recordou ainda o tempo em que fora bispo auxiliar de Salvador – “aprendi na Bahia que mesmo se algo acontece pela primeira vez, mas é belo e grandioso. Já se tornou tradição! Mas é preciso o nosso empenho. De todos nós! Que isso se torne tradição!”

Presenças importantes

Representantes do Poder Público falam aos presentes sobre os projetos para Iguaçu Velho.

Personalidades e autoridades se fizeram presentes neste dia de festa e memória. Com Dom Gilson Andrade, estiveram os padres André Pereira, pároco local e José Edilson, da Administração Apostólica Pessoal de São João Maria Vianney. O Dr. José Luiz, grande entusiasta e responsável por reavivar na cidade e na Igreja o empenho por essa preservação histórica. Representando o Poder Público, estiveram o Secretário Municipal de Cultura, Marcus Monteiro, juntamente com os secretários de Governo, Manoel Barreto e o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Mario Lopes. Também estiveram presentes o Presidente da FENIG, Miguel Ribeiro e o Diretor do Parque Histórico e Arqueológico de Iguassú Velha, Marcelo Reis.

Veja as imagens da celebração em Iguaçu Velho:

Fotos: Adielson Agrelos – DNI Ascom