Solidariedade e mobilização em meio à adversidade: Dom Gilson visita áreas atingidas pelas chuvas na Baixada Fluminense

A Baixada Fluminense mais uma vez enfrenta as consequências devastadoras das fortes chuvas que assolaram a região, deixando um cenário de destruição e aflição. Desta vez, as cidades de Paracambi e Japeri foram duramente atingidas pela enxurrada, mas em meio ao caos, emerge a solidariedade e a mobilização comunitária.

Neste sábado, Dom Gilson, bispo de Nova Iguaçu, dirigiu-se até os pontos mais afetados para expressar sua solidariedade e testemunhar de perto o extraordinário esforço das paróquias locais em auxiliar os moradores a enfrentarem as adversidades e reconstruírem suas vidas.

Em Paracambi, o pastor foi recebido na Paróquia São Pedro e São Paulo, no centro da cidade, onde foi recebido pelo Padre Paulo Pires, Vigário Episcopal do Vicariato Oeste, incansável na coordenação dos esforços de ajuda desde o início da tragédia. Dom Gilson elogiou o engajamento da comunidade e agradeceu pelo empenho na produção e distribuição de milhares de refeições para os afetados, ressaltando a importância desse gesto solidário em momentos de crise. Além disso, o bispo fez questão de visitar famílias diretamente afetadas, incluindo a de Letícia Goulart (foto), membro ativo da Pastoral da Comunicação, e do Frei Lucas Soares do Instituto dos Frades de Emaús.

A jornada de solidariedade não se restringiu a Paracambi. Dom Gilson também esteve presente na região de Engenheiro Pedreira, na Paróquia Senhor do Bonfim, acompanhado pelo Padre Urbanus, pároco local. Lá, visitaram um colégio que abriga várias famílias desalojadas e a Secretaria Municipal de Assistência Social e Trabalho, onde puderam se informar sobre os trabalhos em andamento. A presença do bispo foi marcada pela interação com a secretária Ana Paula Alves e outros representantes da Prefeitura de Japeri, fortalecendo laços e coordenando esforços em prol da recuperação da comunidade.

Em tempos de crise, é nos gestos de solidariedade e na união comunitária que encontramos força para superar as adversidades. A visita de Dom Gilson às áreas afetadas pela chuva na Baixada Fluminense não apenas inspira esperança, mas também reafirma o papel fundamental das instituições religiosas e governamentais no apoio aos mais necessitados em momentos de dificuldade.

Veja mais imagens da visita de Dom Gilson às áreas afetadas pelas chuvas: