Igrejas do mundo inteiro são convidadas a promover as ’24 horas para o Senhor’

Na próxima sexta-feira, 8 de março, será realizada a iniciativa quaresmal de oração e reconciliação “24 horas para o Senhor”, promovida pelo Dicastério para a Evangelização. Esta é a décima primeira edição e terá como lema “Caminhar numa vida nova”, inspirado na passagem da Carta aos Romanos (Rm 6, 4). Em Roma, o Papa Francisco vai celebrar na paróquia de Sâo Pio V, no bairro Aurelio, com atendimento de confissões.

O evento começa na sexta-feira, 8, e percorre todo o sábado, 9, véspera do quarto domingo da Quaresma, e se celebra nas dioceses do mundo inteiro. Paróquias e comunidades cristãs são convidadas a aberturas extraordinárias das igrejas, para oferecer a possibilidade dos fiéis pararem em momento de adoração e também como oportunidade para se confessarem.

Um subsídio litúrgico-pastoral para o momento foi preparado pelo Dicastério para a Evangelização com uma reflexão sobre Sacramento da Reconciliação, a abordagem da oração pessoal através da Palavra de Deus e sugestões para a celebração em comunidade, com a catequese do Papa Francisco sobre o perdão. O material pode ser baixado gratuitamente em português e outras 5 línguas, como inglês e espanhol, através do site do dicastério: www.evangelizatio.va. Baixe aqui a versão em Português.

Segundo o pró-prefeito do dicastério, dom Rino Fisichella, o objetivo da iniciativa penitencial “é colocar o Sacramento da Reconciliação novamente no centro da vida pastoral da Igreja, portanto, das nossas comunidades, das nossas paróquias, de todas as realidades eclesiais”. Fisichella ressalta o lugar central da misericórdia no Evangelho: “a Misericórdia de Deus, que nos dá a certeza de que diante do Senhor ninguém encontrará um juiz, mas, sim, um pai que o acolhe, o consola e também lhe mostra o caminho da renovação”.

No Brasil, várias Igrejas Particulares vão promover ações para celebrar as “24 horas para o Senhor”, como vigílias, momentos de oração, Hora Santa com adoração ao Santíssimo Sacramento, confissões, entre outras atividades. Aqui na Diocese de Nova Iguaçu não será diferente.

Consulte as redes sociais da sua paróquia para saber a programação e participe.

Fonte: Vatican News