Encontro de Formação Pastoral aborda nova organização diocesana

Na manhã desta terça-feira, 5 de março, o clero diocesano, agentes pastorais e membros de paróquias, se reuniram no Cenfor, para o primeiro encontro de formação pastoral de 2024. Sob a temática da “Nova organização diocesana e sua aplicação pastoral”, o encontro abordou as mudanças na estrutura eclesiástica diocesana e seu impacto nas atividades pastorais.

A partir das 9 horas, os participantes se reuniram para um momento de oração, conduzido por Dom Gilson Andrade, bispo de Nova Iguaçu. A parte central do encontro teve a apresentação do tema, conduzida pelos padres Ricardo Nunes (foto), chanceler da Cúria Diocesana, e Marcio João Rodrigues, coordenador de pastoral. Eles discutiram as motivações e fundamentos canônicos por trás da reorganização da Estrutura Pastoral da Diocese, assim como detalhes sobre a nova organização em si.

Após um breve intervalo para café, foram divididos grupos por vicariato para discussões mais específicas sobre as ressonâncias do tema e as ações a serem tomadas em nível local. Em seguida, ocorreu a plenária do trabalho dos vicariatos, onde foram compartilhadas as conclusões e propostas de cada grupo.

O coordenador de pastoral, padre Márcio João, ainda fez a apresentação do Projeto de Imersão do Plano Pastoral Diocesano, delineando as diretrizes para a implementação das mudanças propostas. O encerramento conduzido por Dom Gilson, trouxe conclusões e reflexões sobre os próximos passos a serem dados.

Além das discussões em plenária, foram apresentadas as estruturas do Conselho Comunitário, do Conselho Paroquial, das Foranias, dos Vicariatos, das Comissões Diocesanas de Pastorais e do Conselho Pastoral Diocesano. Cada uma dessas instâncias desempenha um papel fundamental na organização e na condução das atividades pastorais em diferentes níveis.

O encontro pastoral desta manhã foi uma luz para essa nova fase, organização e atuação pastoral. As discussões e reflexões compartilhadas certamente orientarão os rumos da diocese nos próximos anos, em busca de uma maior eficiência e eficácia na promoção da fé e no serviço ao povo de Deus.

Confira mais imagens do encontro pastoral:

Fotos: Adielson Agrelos – DNI Ascom