Encontro de Formação sobre Catequese Inclusiva: Promovendo a acolhida e a educação na fé para todos

A Comissão Diocesana para a Animação Bíblico-Catequética convida a todos e todas para participar do Encontro de Formação sobre Catequese Inclusiva.

Agendado para o dia 13 de abril de 2024, das 8h às 16h, o evento terá lugar no Cenfor, congregando catequistas, educadores, e membros das nossas comunidades3 interessados em compreender e promover uma catequese verdadeiramente inclusiva. O tema central deste encontro é a abordagem adequada às pessoas com deficiência no contexto da educação religiosa, conforme delineado pelo Diretório de Catequese.

O Diretório de Catequese, uma referência importante para a prática catequética na Igreja Católica, estabelece claramente a necessidade de uma atenção especial às pessoas com deficiência. Citando o documento: “Uma maior consciência social e eclesial e os inegáveis progressos da pedagogia especial fazem com que a família e outros lugares de formação possam hoje oferecer, a essas pessoas, uma adequada catequese, à qual têm direito, como batizadas, e se não batizadas, como chamadas à salvação.” (DGC 1997, 269).

Diante disso, o Encontro de Formação sobre Catequese Inclusiva surge como um espaço de reflexão e capacitação para os agentes pastorais, visando não apenas o cumprimento de um mandato doutrinário, mas também a construção de uma comunidade mais acolhedora e compassiva. Serão abordados temas como adaptação de materiais, métodos de ensino inclusivos, e práticas de acolhimento que favoreçam a participação plena de todos os fiéis, independentemente de suas habilidades ou limitações. Sendo um convite aos catequistas e lideranças a se engajarem ativamente na construção de uma sociedade e uma Igreja onde cada indivíduo é valorizado e incluído, conforme o exemplo de amor e aceitação deixado por Jesus Cristo.

As inscrições são limitadas e podem ser feitas por meio do link www.bit.ly/catequeseinclusiva2024 e para maiores informações, os interessados podem contatar a Comissão Diocesana para a Animação Bíblico-Catequética por email da Coordenação Diocesana de Pastoral. Este é um evento imperdível para todos aqueles que desejam contribuir para uma comunidade de fé mais inclusiva e acolhedora. A participação de todos é fundamental para que juntos possamos construir um ambiente onde todos se sintam verdadeiramente pertencentes e amados.