Bispo de Nova Iguaçu participa do Conselho Permanente da CNBB

A primeira reunião do Conselho Permanente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) de 2024 encerrou nesta quinta-feira, 14 de março, em Brasília (DF), ressaltando a participação ativa de Dom Gilson Andrade, bispo de Nova Iguaçu e presidente do Regional Leste 1 – CNBB. Sob a liderança do presidente da CNBB, Dom Jaime Spengler, o encontro teve início na última terça-feira, 12 de março, e concentrou-se em debates e reflexões sobre questões cruciais para a vida da Igreja no país.

Diversos temas foram abordados durante as sessões, desde a análise das mudanças no episcopado até questões como a apresentação dos números atuais de bispos em atividade e eméritos, bem como o estado das dioceses vacantes, conduzida por Dom Ricardo Hoepers, bispo auxiliar de Brasília (DF) e secretário-geral da CNBB. A presença do núncio apostólico no Brasil, Dom Giambattista Diquattro, estabeleceu um elo crucial entre a CNBB e a Santa Sé, destacando a cooperação e a comunhão no serviço à Igreja.

Outros assuntos discutidos incluíram a partilha das experiências da Presidência da CNBB em sua visita ao Papa Francisco e aos Dicastérios da Cúria Romana, bem como questões como o processo de atualização das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil, a Campanha da Fraternidade 2026 e o Jubileu de 2025. A participação ativa de Dom Gilson Andrade, bispo de Nova Iguaçu, enriqueceu significativamente o debate, trazendo valiosas contribuições para a reflexão sobre o papel da Igreja no contexto atual.

Além dos bispos presidentes das doze Comissões Episcopais permanentes da CNBB e dos representantes dos Conselhos Episcopais Regionais, participaram do encontro os representantes de organismos do Povo de Deus e os assessores da Conferência.

Também participaram do encontro Dom Joel Portella Amado, bispo de Petrópolis e presidente da Comissão Episcopal para a Doutrina da Fé, assim como outros membros e assessores da Igreja no Estado do Rio de Janeiro, como os Padres Douglas Alves Fontes, Marcus Barbosa (membro do clero da diocese de Nova Iguaçu) e a Professora Beatriz Leal. Todos eles contribuíram para enriquecer os debates com suas experiências e conhecimentos.

Durante o Conselho Permanente, foi apresentado o Padre Alexandre Mothé, membro do clero da Diocese de Campos dos Goytacazes, que foi eleito como vice-coordenador nacional do Serviço de Animação Vocacional (SAV). A posse do Padre Alexandre aconteceu em uma celebração eucarística presidida por Dom Ângelo Mezzari, presidente da Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada.

Confira mais imagens da reunião:

Imagens: Luiz Lopes – CNBB