Padre Bruno dará nome a nova Unidade de Saúde em Belford Roxo

Padre Bruno, falecido em 2022, permanece uma figura marcante na Baixada Fluminense, especialmente em Belford Roxo. Seu trabalho e compromisso com uma sociedade mais justa, são constantemente lembrados, mesmo após a sua partida.

No próximo dia 23 de março, os moradores do Parque dos Ferreiras, área abrangida pela Paróquia de São Simão, onde Padre Bruno serviu por cerca de quatro décadas, receberão uma nova unidade de saúde. Trata-se de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), que, em reconhecimento ao legado e às lutas do missionário pelos direitos básicos da população local, será batizada com o seu nome.

A cerimônia de inauguração da UPA acontecerá às 10 horas da manhã, na Avenida Joaquim da Costa Lima, número 574, no Parque dos Ferreiras, Belford Roxo.

Quem foi Padre Bruno?

Luigi Costanzo Bruno, nascido em 03 de abril de 1942, na pequena Mellea, na região do Piemonte, na Itália, chegou ao Brasil em 1969. Sua trajetória começou na Arquidiocese do Rio de Janeiro, onde incentivou a organização das mulheres como empregadas domésticas, lutando por seus direitos e formando o sindicato da categoria. Em 1982, assumiu a Paróquia São Simão, em Belford Roxo, a convite do então bispo diocesano, Dom Adriano Hypolito.

Ao longo de seus 40 anos de ministério na Baixada Fluminense, Padre Bruno destacou-se por sua incansável luta por justiça social. Apesar das ameaças que enfrentou, nunca recuou em sua missão de denunciar as injustiças na região. Além de pároco, desempenhou diversos cargos na Diocese de Nova Iguaçu, incluindo Administrador Diocesano, Vigário Geral e representante em visitas ao Vaticano.

Padre Bruno deixou um legado de compromisso com os mais necessitados e de defesa dos direitos humanos, sendo lembrado como uma inspiração para toda a comunidade.