Forania 9 lança projeto Paróquia Sustentável

No sábado, 16 de março, o Projeto Paróquia Sustentável foi lançado na Forania 9 do Vicariato Oeste (Queimados) da Diocese de Nova Iguaçu, em colaboração com a Secretaria do Meio Ambiente, com cerimônia realizada na igreja matriz da paróquia Nossa Senhora da Conceição. Presentes no evento estavam o Vigário Forâneo, padre Wellington Guedes, a secretária municipal de Meio Ambiente de Queimados, Andreia Loureiro, acompanhada de membros da sua secretaria, a professora Jacyra, docente da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), os agentes da Pastoral da Educação da Forania e representantes das paróquias.

O evento conduzido, pela secretária Andreia Loureiro, focou em conscientização e informação sobre como as paróquias podem se tornar parceiras de uma Ecologia Integral, reutilizando resíduos para outros propósitos e encaminhando os recicláveis para o devido destino. O projeto se concentra na coleta seletiva e na destinação consciente dos materiais descartáveis, incluindo eletroeletrônicos inutilizáveis, tampinhas plásticas, pilhas e baterias usadas. O objetivo geral é implementar a coleta seletiva nas paróquias para conscientizar a população sobre o descarte apropriado de materiais prejudiciais ao meio ambiente.

A professora Jacyra também apresentou o projeto Reaproveita UERJ, que busca transformar resíduos em materiais socioeconômicos, como o reaproveitamento de óleo usado para a produção de sabão. Ela expressou seu desejo de levar oficinas de reaproveitamento de resíduos a todas as paróquias participantes.