Espiritualidade da secretária e do secretário paroquial: Encontro reúne colaboradores de toda a diocese

Na manhã desta terça-feira, 19 de março, o padre Humberto Robson de Carvalho, membro do clero da Arquidiocese de São Paulo e um dos autores do livro ‘Espiritualidade da secretária e do secretário paroquial’, ministrou uma formação para os secretários e secretárias paroquiais da Diocese de Nova Iguaçu no Auditório Dom Adriano Hypólito no Centro de Formação de Líderes (Cenfor).

O chanceler da Cúria Diocesana, padre Ricardo Nunes, destacou a importância do encontro e da formação continuada: “Hoje estamos realizando nosso primeiro encontro desse ano de 2024 com as secretárias e secretários paroquiais dentro de um acompanhamento que a gente já faz de toda a organização das secretarias. Temos esse papel de acompanhar, de ensinar, de ajudar a trabalhar uma dinâmica completa que é de atendimento, que é sempre de acolhida também daqueles que lá estão. Então, hoje estamos aqui no nosso Cenfor com todas as secretárias e secretários fazendo uma experiência de escuta, de formação do coração para o melhor trabalho. Então a gente acompanha, a gente orienta, mas a gente quer também ajudar a produzirem muitos frutos. Nesse trabalho, hoje em parceria também com a coordenação de pastoral.”

O encontro contou com participação ativa dos colaboradores e colaboradoras, que interagiram com o interlocutor, padre Humberto. Durante sua explanação, o padre falou sobre os elementos da espiritualidade da função, listados em dez no seu livro:

“As secretárias e os secretários dessa tão querida diocese tiveram hoje o prazer e eu também, de estar com eles e com elas para discutir um assunto muito importante da vida de cada um e de cada uma, que é a questão da espiritualidade da secretária e do secretário e eu apresento no livro que a diocese ofereceu a eles, da qual eu sou um dos autores. Os dez elementos que consideramos fundamentais para a espiritualidade da secretária e do secretário quais são? Primeiro: acolhida; Segundo: escuta e diálogo; Terceiro: discrição e silêncio; Quarto: caridade e solidariedade; Quinto: serviço de misericórdia e samaritaneidade; Sétimo: alegria e utilizo; Oitavo: disponibilidade; Nono: organização; Décimo: diocesanidade. Discutir juntamente com elas e com eles que a espiritualidade está no nosso modo de ser, de agir e falar, e que a espiritualidade é sem dúvida nenhuma um estilo de vida, que esse nosso encontro ajude cada uma e cada um a ser melhor em sua comunidade paroquial.”

Padre Márcio João Rodrigues, coordenador de pastoral, ressaltou a união dos setores e a questão evangelizadora na função de secretário e secretária: “A nossa gratidão a todos os secretários e secretárias, que são peças principais, importantíssimas, para que de fato a pastoral e a missão da diocese aconteça, essa união entre secretariado e também a pastoral. A coordenação pastoral é fundamental para que a gente possa colocar em prática toda a estrutura, a nova estrutura da diocese, e também para que essa estrutura funcione no serviço do nosso povo, dos nossos parâmetros. Então, uma gratidão aos secretários e secretárias que fazem com que de fato a missão da igreja, da nossa diocese aconteça no meio do nosso povo, peças fundamentais, para que tudo isso aconteça segundo a vontade e a missão do nosso Senhor. ”