Formandos dão passos importantes na caminhada vocacional

No início desta semana, alguns formandos deram passos significativos em suas vidas religiosas, reafirmando seu compromisso com o serviço ao povo de Deus, avançando em seu sim à vocação.

Paróquia testemunha juramento de fidelidade

Na segunda-feira, 01 de abril, na paróquia de São Sebastião, em Austin, Dom Gilson Andrade, bispo de Nova Iguaçu presidiu celebração eucarística, marcando um momento importante para dois postulantes. Frei Lucas Soares, IFE, realizou sua profissão de fé e juramento de fidelidade em preparação para sua ordenação diaconal. Ao mesmo tempo, Frei Daniel, IFE, foi admitido no ministério de Acólito.

Durante a Profissão de Fé, conforme previsto pela Igreja, o postulante, Frei Lucas Soares, manifestou seu compromisso com a fé da Igreja, tornando-se guardião e anunciador pelo diaconato e, posteriormente, pelo presbiterado. O Juramento de Fidelidade expressa o compromisso de cumprir as obrigações inerentes ao ministério em comunhão com a Igreja e com o bispo diocesano. Tocando os Santos Evangelhos, ele se abriu, à graça e firmou seu compromisso.

O ministério do acolitato recebido pelo Frei Daniel é última etapa antes da Ordenação Diaconal, o acólito é instituído no serviço da mesa da Eucaristia, auxiliando o diácono e servindo o sacerdote; auxilia os ministros extraordinários da comunhão eucarística e os substitui quando necessário, bem como ajuda na sua formação.

A sua atitude espiritual, como ministro instituído, aponta para a Eucaristia, para o amor dos sacramentos, para o culto eucarístico, para a oferenda de si mesmo e para o cuidado dos outros, sobretudo, os mais necessitados e doentes (cf. Rito da Instituição dos Acólitos, n. 41).

Seminarista manifesta desejo ao Sacramento da Ordem

Já na terça-feira, 02 de abril, na Capela-Mor de Nossa Senhora do Rosário, no Seminário Diocesano São Paulo VI, Dom Gilson presidiu a Santa Missa Solene das Oitavas de Páscoa, onde ocorreu o Rito de Admissão às Sagradas Ordens do seminarista Cassiano Oliveira e do frei Lucas Soares, IFE.

Durante o Rito da Admissão, o seminarista Cassiano e o frei Lucas formalizaram seu pedido ao presbiterado e ao bispo, manifestando publicamente seu desejo de receber o Sacramento da Ordem. Este passo reconhece oficialmente que ele é um candidato às Sagradas Ordens.

Na homilia, Dom Gilson enfatizou a importância de compreender que este passo não os torna prontos na fé, mas é parte de uma jornada contínua de ouvir o Senhor Ressuscitado que os chama pelo nome. Ele também destacou a necessidade de conversão pelo nome de Jesus, conforme exemplificado na leitura onde os judeus perguntam a Pedro o que fazer.

Confira imagens da celebração na Paróquia São Sebastião:

Fotos: Irmã Linda Mariana

Confira imagens da celebração na Capela Mor do Seminário Diocesano:

Fotos: Seminarista Cláudio Alves