Igreja celebra 61° Dia Mundial de Oração Pelas Vocações

O 61º Dia Mundial de Oração pelas Vocações, a ser celebrado em 21 de abril, traz consigo o tema “Chamados a semear a esperança e a construir a paz”, conforme destacado na mensagem do Papa Francisco. O momento, que ocorre no IV Domingo de Páscoa, também dia de Jesus Bom Pastor, é uma ocasião para reflexão sobre o chamado individual de cada pessoa, dentro do contexto de um povo em caminho.

A história deste dia remonta a 1964, quando o Papa Paulo VI estabeleceu o Dia Mundial de Oração pelas Vocações por meio de uma carta à Sagrada Congregação dos Seminários e das Universidades de Estudos. Desde então, este dia tem sido uma oportunidade para reconhecer e agradecer o compromisso daqueles que dedicam suas vidas ao serviço dos outros, seja através das vocações presbiterais, da vida consagrada, do cuidado familiar ou do trabalho em prol do bem comum.

Na mensagem para este dia, o Papa Francisco destaca a importância de despertar a esperança e construir a paz como peregrinos de esperança. Ele convida especialmente os jovens a se aproximarem de Jesus e a se deixarem guiar por Ele, encontrando assim sua felicidade no seguimento de Cristo e na entrega total a Ele.

O Papa enfatiza também a necessidade de se envolver com coragem e generosidade na construção de um mundo mais fraterno, pacífico e esperançoso. Ele recorda a figura do padre Oreste Benzi, conhecido por sua dedicação aos últimos e indefesos, e seu lema de que ninguém é tão pobre que não tenha algo para dar, nem tão rico que não precise receber algo.

O chamado à esperança e à paz não é apenas um apelo individual, mas também comunitário. Francisco destaca a importância de cada pessoa e comunidade dar corpo e coração à esperança do Evangelho, promovendo a unidade e a fraternidade em todas as esferas da vida.

Portanto, neste Dia Mundial de Oração pelas Vocações, somos convidados a nos tornarmos artífices de fraternidade, paz e esperança, seguindo o exemplo de Cristo e buscando sempre construir um mundo melhor para todos.

Leia (aqui) a mensagem na íntegra.