Formação da Pastoral do Dízimo reúne secretárias e secretários paroquiais

No último sábado, dia 20 de abril, a Pastoral do Dízimo realizou um encontro no auditório Dom Adriano Hypólito, situado no Cenfor. O momento contou com a participação das secretárias e secretários paroquiais, representantes essenciais na gestão administrativa das paróquias.

Com início às 9 horas da manhã, o encontro teve série de atividades voltadas para a formação e o debate sobre práticas relacionadas à administração do dízimo e outras atividades da Igreja. Sob a assessoria da coordenação diocesana da pastoral do dízimo, liderada pelo padre Thiago Toledo e por Leonardo Borges, os participantes foram conduzidos por uma programação bem dinâmica.

Uma das principais abordagens foi a apresentação de um programa de formação continuada diocesana, visando a otimização do uso do sistema informatizado e unificado adotado pela diocese. O objetivo é proporcionar maior segurança, agilidade e eficiência nos processos relacionados ao dízimo e às atividades administrativas da Igreja, alinhando-se assim com as diretrizes estabelecidas pela CNBB.

O encontro incluiu momentos de acolhida, oração, apresentação da equipe responsável pelo eixo da Pastoral do Dízimo, uma videoconferência com a equipe da THEOS, responsável pelo sistema implementado na Diocese, além de reflexões sobre as práticas sugeridas pelo documento 106 da CNBB. Também foram compartilhados modelos inovadores de arrecadação utilizados em algumas paróquias, seguidos por uma sessão de perguntas, discussões e troca de experiências.

O próximo encontro diocesano da Pastoral do Dízimo já tem data marcada: será realizado em 6 de julho de 2024, em celebração ao Mês do Dízimo. Espera-se que essa iniciativa continue promovendo o fortalecimento e a eficiência das práticas administrativas nas paróquias, contribuindo para o avanço e a prosperidade da Igreja.

Veja mais imagens da formação da Pastoral do Dízimo: