Cúria Diocesana: “Uma comunidade em movimento”

Como de costume, os colaboradores da Cúria Diocesana e dos organismos presentes no Centro de Formação da Diocese de Nova Iguaçu reuniram-se na última quinta-feira (25) na Capela Curial de São Bartolomeu para celebrar a santa missa. A celebração é uma iniciativa da Coordenação de Pastoral da Diocese, uma das atividades da Pastoral com os Funcionários que acontece ao longo do ano.

A santa missa, que é celebrada sempre na última quinta-feira, foi presidida pelo bispo diocesano, Dom Gilson Andrade, e teve como intenções o louvor e agradecimento a Deus pelo retorno às atividades laborais da Sra. Mara Sílvia após uma enfermidade, a comemoração pelos 50 anos de serviços prestados à cúria pelas Sras. Edna, Mara e Celinha, e pelo restabelecimento de saúde da Sra. Rita, que passa por uma enfermidade.

Em sua homilia, refletindo sobre a Liturgia da Palavra proposta para o dia, o bispo destacou que São Marcos foi um grande colaborador dos apóstolos e nos deixou o Evangelho que narra a missão de sair e anunciar o Evangelho. São Pedro ressaltou a importância dos relacionamentos baseados na humildade e no serviço, como Jesus ensinou. Devemos nos humilhar diante de Deus e nos aproximar das pessoas com a boa notícia de Jesus, mesmo que nem sempre seja bem recebida. A missão de anunciar o Evangelho traz consigo promessas de expulsar demônios, resistir ao veneno do ódio e curar os enfermos.

“A comunidade dos discípulos de Jesus é uma comunidade em movimento, não é uma comunidade estagnada, parada, mas é uma comunidade chamada a ir ao encontro de todas as realidades e de todo o mundo. Imagine aqueles apóstolos ouvindo isso da boca de Nosso Senhor, aqueles homens que viviam na periferia do mundo, lá na Galileia, tinham se encontrado com Nosso Senhor e agora Jesus abre os horizontes deles e diz que a missão de vocês é aquela de sair, ir ao encontro. Ir ao encontro não é simplesmente não fazer nada, mas comunicar, anunciar o Evangelho. Aqui está resumida a missão da Igreja, aqui está resumida a missão de cada cristão.”

Imagens: Débora Elise – CDHNI