Diocese celebra os 80 anos de Dom Luciano Bergamin neste sábado na Catedral

2077

Dom Luciano Bergamin, um exemplo de fé e serviço, será homenageado em uma missa especial no próximo sábado, 04 de maios, às 10h da manhã, na Catedral de Santo Antônio de Jacutinga, em celebração aos seus 80 anos de vida. O bispo emérito de Nova Iguaçu, nascido na Itália durante a Segunda Guerra Mundial em 1944, traz consigo uma história marcada por desafios superados e um profundo compromisso com sua vocação religiosa.

Desde bem novo, Dom Luciano demonstrou sua devoção à vida religiosa, inspirando-se na fé e na solidariedade que presenciou em tempos difíceis. Sua chegada ao Brasil em 1971 marcou o início de uma nova fase, onde fincou raízes no país para sua missão vocacional.

Ao longo dos anos, Dom Luciano assumiu diversas responsabilidades na Igreja, incluindo seu papel como bispo auxiliar da Diocese de Santo Amaro e posteriormente como bispo de Nova Iguaçu. Sua trajetória é um testemunho vivo de serviço ao povo de Deus.

Além da homenagem na missa, a edição de maio da Revista Caminhando traz um especial dedicado aos 80 anos de Dom Luciano Bergamin, destacando sua influência e contribuições por onde passou, especialmente na Diocese de Nova Iguaçu.

Um pedido especial

Dom Luciano sabe e compreende o costume de oferecer presentes nestas datas festivas, mas faz um pedido singelo aos irmãos e irmãs, bem como as comunidades que desejam presenteá-lo neste momento de júbilo:

Sinceramente, não preciso de presentes materiais, roupa, livros, paramentos, hoje não preciso disso, graças a Deus, não é? Já estou, como disse, quase no fim da linha. Mas o que eu peço, além da oração, do apoio, não só a mim, mas à Diocese, a Igreja, ao Papa, o que eu peço, se alguém puder ajudar no trabalho que está acontecendo no Mosteiro das Irmãs Clarissas. Depois de tantos anos de construção, precisa de uma reforma de recuperação dos ambientes. Então, se alguém quiser ajudar com uma oferta, pode fazer isso, entregar na paróquia, ter um PIX, também, ou entregar na Cúria, ou levar diretamente às irmãs e dizer, olha, é como se estivesse fazendo um presente para Dom Luciano colaborar para a reforma do Mosteiro de Santa Clara, que é o momento, o lugar de nossa oração contínua, pelo bem da Diocese, da Baixada e de todo mundo. Então, se alguém quiser ajudar, assim como oferta material, faça isso, eu ficarei muito feliz e muito grato.

Assista o vídeo abaixo: