Festa do Padroeiro Diocesano tem programação confirmada

A tradicional festa de Santo Antônio é mais que devoção da fé católica na região, se tornou um elemento cultural da cidade de Nova Iguaçu. A Catedral Diocesana é devotada ao “Santo Casamenteiro”, conhecido como amigo nas causas do coração e também protetor dos pobres.

Padroeiro da Diocese de Nova Iguaçu, Santo Antônio é festejado no Centro de Nova Iguaçu há 161 anos, a primeira festa aconteceu em 1863, ainda quando a cidade se chamava Maxambomba. Em sua homilia durante a missa solene do padroeiro no ano de 2023, Dom Gilson Andrade, bispo de Nova Iguaçu destacou a ligação da Baixada Fluminense, em especial, Nova Iguaçu, com o santo:

“Podemos dizer que além de ser Santo Antônio de Lisboa ou Santo Antônio de Pádua, ele é também Santo Antônio de Jacutinga e Santo Antônio da Baixada! Essa é a nossa devoção e o nosso carinho. E a festa se justifica justamente por isso. Porque Santo Antônio é um daqueles santos que conseguiu entrar no coração do povo, no coração dos fiéis. ”

Santo Antônio foi frei franciscano português, largou o conforto de uma abastada família burguesa pela vida vocacional. Homem de muita oração, se tornou santo por dedicar toda a sua vida para os mais pobres e para o serviço de Deus. Diversos fatos marcaram a sua vida, mas em especial há de se destacar a devoção a Maria. Em sua pregação, em sua vida a figura materna de Maria estava presente.

Confira a programação da festa do padroeiro de Nova Iguaçu: