Irmã Vanessa professa votos temporários na Ordem de Santa Clara

Na última quinta-feira, 02 de fevereiro, Dia Mundial da Vida Consagrada e Festa da Apresentação do Senhor, tivemos a alegria de presenciar a profissão de votos temporário da Irmã Vanessa do Imaculado Coração de Maria na Ordem de Santa Clara. A celebração aconteceu no Mosteiro das Clarissas em Nova Iguaçu e foi um momento de profunda oração e e emoção.

Irmã Vanessa, escolheu seguir o caminho de consagração a Deus através da vida monástica e agora, após os primeiros anos de formação e preparação, proferiu seus votos termporários de castidade, pobreza e obediência na presença de sua família, pois estiveram presentes a sua mãe Edileuza e dos seus irmãos Vilma e José Vitor, seminarista do Seminário Menor da Diocese de Nova Iguaçu, que cerimoniou a santa missa.

A cerimônia foi presidida pelo Padre Ricardo Nunes, representando Dom Gilson Andrade da Silva, que devido ao temporal que atingiu a cidade momentos antes da profissão religiosa não conseguiu chegar ao mosteiro. O bispo telefonou para Irmã Vanessa, contando da impossibilidade e que rezaria por ela e disse-lhe “Irmã Vanessa, pedi ao Padre Ricardo que celebrasse a sua profissão, pois devido a enchente nas imediações da cúria não estamos conseguindo acessar o caminho para o Mosteiro. Acho que é uma boa escolha, pois o Padre Ricardo é um pai espiritual para você. E desde já você vai vivendo o voto da obediência, sentindo que nem sempre as situações ocorrem como planejamos, mas acontecem conforme a vontade de Deus. Na segunda-feira celebrarei com você a alegria deste momento e estaremos unidos na oração”.

Em sua homilia, o Padre Ricardo ressaltou o tema escolhido pela Ir. Vanessa: “Encontrei aquele que meu coração ama”, tirado do Livro de Cânticos, na certeza que ela vivia naquela celebração o grande encontro com Aquele que se tornara o amor da sua vida e, com quem, escolheu viver para sempre, fazendo-se Dele sua esposa, consagrando-se inteiramente sua vida pelos Votos professados.

Durante a celebração a Irmã Vanessa fez uma reflexão sobre sua jornada espiritual e falou sobre a importância da vida consagrada para ela e como símbolos dessa etapa recebeu a coroa de flores, após trocar o véu branco pelo de cor preta, a regra de Santa Clara, a cruz e medalha de Nossa Senhora da Conceição.

Após o fim da missa ainda foi tempo para uma grata surpresa. Dom Luciano Bergamin, bispo emérito de Nova Iguaçu, que também estava a caminho e ficou preso no engarrafamento, conseguiu chegar e cumprimentar a religiosa.

Na homilia, o Pe. Ricardo ressaltou o tema escolhido pela Ir. Vanessa: “Encontrei aquele que meu coração ama”, tirado do Livro de Cânticos, na certeza que ela vivia naquela celebração o grande encontro com Aquele que se tornara o amor da sua vida e, com quem, escolheu viver para sempre, fazendo-se Dele sua esposa, consagrando-se inteiramente sua vida pelos Votos professados.

Fotos: Geisa Bolsoni